Inovação e Tecnologia

Aplicação lusa que melhora condução vence prémio

A "Driving Coach" permite saber em tempo real a melhor forma de poupar energia e combustível enquanto conduz. A aplicação foi desenvolvida por uma equipa da Universidade do Porto e distinguida com o 1º lugar no concurso europeu EESTEC.
Versão para impressão
A “Driving Coach” permite saber em tempo real a melhor forma de poupar energia e combustível enquanto conduz e alerta para os erros cometidos na estrada. A aplicação foi desenvolvida por uma equipa da Universidade do Porto (UPorto) e distinguida com o primeiro lugar no concurso Electrical Engineering STudents’ European Association (EESTEC).

Três alunos e um professor juntaram-se e criaram um programa para a competição europeia de aplicações Android que auxilia o condutor a seguir estratégias de condução mais eficientes. Este “treinador de condução” portátil consegue classificar as rotas do ponto de vista energético e identifica na hora os comportamentos ineficientes do condutor.

Image and video hosting by TinyPic

 “Começamos por conectar o smartphone ao veículo através de um conversor Bluetooth- OBD-II, 'On-Board Diagnostics', o que nos permitiu aceder a medições precisas sobre a velocidade do veículo, consumo energético, posição do pedal acelerador, entre outras variáveis de interesse”, explica a equipa (à esquerda) ao jornal “Notícias” da UPorto.

Estes dados vão então ajudar a criar estatísticas e a caracterizar o estilo de condução do utilizador, “as quais servem de base para classificar a eficiência energética do veículo e inferir o nível de eficiência do condutor”.

Enquanto conduz, a pessoa recebe no seu smartphone os conselhos da aplicação para realizar um percurso que consuma menos energia e que seja mais amigo do ambiente. Ao alertar para os erros cometidos, a aplicação ensina e ajuda a interiorizar as melhores práticas no ato de condução.

A aplicação permite ainda aceder a um histórico do desempenho do condutor ao longo da sua viagem. Depois de terem recebido o prémio principal do EESTEC, a equipa espera agora introduzir o “Driving Coach” no mercado.

A competição de aplicações Android contou com a participação de mais de 200 projetos de estudantes europeus. Esta é a segunda vez que a equipa é premiada pela aplicação de Android, tendo ficado em 5º lugar no concurso nacional “Galp PT Innovation Challenge”.
 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub