Inovação e Tecnologia

Aplicação ajuda a encontrar crianças desaparecidas

Um programador britânico desenvolveu, em parceria com a Interpol, um novo aplicativo para iPhone que funciona como um "alerta geral" em tempo real para ser utilizado em situações de emergência quando uma criança desaparece.
Versão para impressão
Um programador britânico desenvolveu, em parceria com a Interpol, um novo aplicativo para iPhone que funciona como um “alerta geral” em tempo real para ser utilizado em situações de emergência quando uma criança desaparece. Chama-se KISH (“Kids in Safe Hands”) e em breve será testado em Portugal.
 
A aplicação inovadora permite que, a partir do momento em que um menor seja dado como desaparecido, o progenitor prima um botão e transfira, com rapidez, uma imagem do filho para outros smartphones com a mesma aplicação e até para ecrãs gigantes presentes em espaços públicos como estádios de futebol ou centros comerciais.
 
Além disso, a KISH dá a quem a utiliza a possibilidade de fazer chegar, quase no imediato, a imagem da criança desaparecida às autoridades policias ou à segurança privada de determinado espaço, o que acelera a reação das entidades responsáveis.
 
Esta nova aplicação foi recebida com entusiasmo pela Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD), que se encontra já a preparar uma simulação no Estádio da Luz, em Lisboa. Em declarações à Lusa, Patrícia Cipriano, responsável da associação, fez ainda saber que o aplicativo deverá também ser adotado como complemento à vigilância em praias portuguesas.
 
Patrícia Cipriano adiantou que, só em 2011, foram contabilizados pela PJ cerca de 1.500 desaparecimentos, “um número que aumentou cerca de 50 casos” relativamente ao ano anterior.
 
A aplicação vai estar disponível para iPhone por cerca de sete euros, estando também previsto para breve o seu lançamento para smartphones Android.

Clique AQUI para aceder à página da KISH.

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório