Sociedade

APAV dá aulas contra violência nas escolas

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aplicou o projeto 4d - Prevenção Integrada em Contexto Escolar às turmas de duas escolas do Norte do país, nos últimos dois anos letivos. O objetivo é ensinar os adolescentes a prevenir relacionamentos
Versão para impressão
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aplicou o projeto 4d – Prevenção Integrada em Contexto Escolar às turmas de duas escolas do Norte do país, nos últimos dois anos letivos. O objetivo é ensinar os adolescentes a prevenir relacionamentos violentos e negativos.

O programa foi concebido para alunos do 9º ano de escolaridade, que, ao longo de 24 aulas, deverá construir um “Guião de Prevenção” a partir dos conhecimentos adquiridos nas quatro unidades de ensino propostas: relacionamentos positivos; crescimento e sexualidade saudáveis; consumo e abuso de substâncias e igualdade de género.

Cada unidade possui um Manual de Apoio, de utilização fácil, que detalha as actividades e dinâmicas propostas para cada uma das sessões orientadas pelos próprios professores, e por vídeos que complementam a abordagem dos temas, informa a APAV na página web do projeto.

Coordenado por Rosa Saavedra, o 4d é a versão portuguesa do programa The Fourth R, desenvolvido e testado no Canadá sob a coordenação do investigador David Wolfe.

O financiamento proveio dos fundos europeus e a tradução e adaptação da versão portuguesa deste programa resultam do trabalho conjunto da APAV e da Universidade do Minho.

A Escola Secundária Inês de Castro foi uma das duas aderentes ao projeto nos últimos dois anos. Um dos professores, Nuno Sá, revela que notou uma “diminuição da conflitualidade” nas suas turmas e também uma maior consciencialização dos perigos que rodeiam os jovens.

“A violência no namoro, por exemplo. Acham que nunca lhes vai acontecer, mas depois partilham situações em que o namorado gritou ou lhes deu um estalo”, apercebendo-se assim de que esses comportamentos não podem fazer parte de uma relação saudável, explica o docente ao Diário de Notícias.

A APAV planeia alargar o programa 4d ao maior número possível de escolas do ensino básico, para reforçar e consolidar a sua atuação no domínio da prevenção junto dos jovens.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório