Saúde

Aparelho magnético pode tratar enxaquecas

A sTMS (single-pulse Transcranial Magnetic Stimulation) é um aparelho que, ao emitir impulsos magnéticos na parte de trás da cabeça dos pacientes, pode proporcionar o alívio de enxaquecas com aura - que, além de dor de cabeça, provocam distú
Versão para impressão
A sTMS (single-pulse Transcranial Magnetic Stimulation) é um aparelho que, ao emitir impulsos magnéticos na parte de trás da cabeça dos pacientes, pode proporcionar o alívio de enxaquecas com aura – que, além de dor de cabeça, provocam distúrbios na visão e dificuldades na fala.

Desenvolvido por investigadores da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque, o aparelho possui a vantagem de poder ser utilizado em casa, evitando deslocações a unidades médicas e reforçando a autonomia do paciente no seu tratamento.

Segundo os resultados do estudo publicados na The Lancet Neurology, dos cerca de 100 pacientes submetidos ao teste do aparelho, 39% não mostraram sinais de dor duas horas depois de receberem os estímulos magnéticos. Também não foram registados efeitos secundários.

Ainda assim, o trabalho de investigação vai prosseguir, de modo a determinar o tempo de duração que cada sessão de tratamento deve ter, para um aproveitamento mais eficaz dos benefícios do novo aparelho.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório