Ambiente

Antílope branco fora de perigo de extinção

NULL
Versão para impressão
O órix da Arábia ou antílope branco já não é um animal em perigo de vias de extinção. A espécie que chegou a ter apenas seis representantes em 1972 conta agora com uma população de cerca de 1000 animais, segundo assegurou a Organização Internacional para a Conservação das Espécies (IUCN), na passada sexta-feira.

Em 1972 havia apenas seis animais desta espécie no mundo inteiro. Cinco destes seis antílopes foram mortos ou postos em cativeiro, sendo que o último destes animais em estado selvagem foi caçado neste mesmo ano, no Oman de acordo com a National Geographic.

Segundo a IUCN, este ano, graças à criação em cativeiro e a ações de reintrodução bem sucedidas, estes antílopes passaram de espécie em perigo de extinção a espécie vulnerável, na lista vermelha, contando cerca de 1000 animais em estado selvagem.

“Se considerarmos que havia seis animais selvagens em 1972, passar de seis para 1000 é excelente”, afirmou Craig Hilton-Taylor representante da Lista Vermelha da IUCN no Reino Unido, citado pela National Geographic.

“Esta é a primeira vez que uma espécie que chegou a estar extinta em estado selvagem melhora a sua situação subindo três categorias” na lista da IUCN, garante a organização em comunicado.

Agora, os animais podem ser encontrados no seu habitat natural na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

Segundo o presidente da comissão de sobrevivência de espécies da IUCN, Simon Stuart, citado em comunicado “a chave para combater a crise de extinção é unir esforços no combate às principais ameaças que as espécies e o meio em que vivem enfrentam”.

Veja AQUI o comunicado da IUCN

[Esta notícia foi sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório