Cultura

Antigo Teatro Thalia está em recuperação

O edifício em ruínas do antigo Teatro Thalia, em Lisboa, está a ser recuperado e transformado num auditório destinado a conferências, seminários e espetáculos. Prevê-se que a obra termine no final de 2011, altura em que o projeto do arquiteto Gonçalo
Versão para impressão
O edifício em ruínas do antigo Teatro Thalia, em Lisboa, está a ser recuperado e transformado num auditório destinado a conferências, seminários e espetáculos. Prevê-se que a obra termine no final de 2011, altura em que o projeto do arquiteto Gonçalo Byrne estará erguido em pleno, junto ao Jardim Zoológico.

O Teatro Thalia, localizado na Estrada das Laranjeiras, era frequentado pela corte e nobreza lisboetas, no século XIX. A sua reabilitação, que vai custar mais de dois milhões de euros ao Estado, era reivindicada há muito pelo movimento cívico Fórum Cidadania.

O plano de recuperação da antiga sala de espetáculos foi elaborado em parceria com o atelier de arquitetos Patrícia Barbas e Diogo Lopes. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil está a acompanhar todo o processo, dado o “risco de colapso da estrutura existente”.

Uma nota informativa do Ministério da Ciência e Ensino Superior salienta que a “nova imagem urbana” do Teatro Thalia é marcada “pela conservação e restauro dos volumes correspondentes aos espaços cénicos primitivos – foyer, plateia e cena”. Serviços de apoio ao auditório e cafetaria serão rodeados por um edifício em vidro, com ligação direta ao jardim adjacente.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório