Ciência

Antigo recife de coral descoberto no Pacífico

Cientistas da Austrália e da Nova Zelândia descobriram um antigo recife de coral perto da ilha de Lord Howe, no oceano Pacífico Sul. De acordo com os cientistas, o recife existe há cerca de 9000 ou 7000 anos e poderá dar pistas importantes para o que
Versão para impressão
[Imagem de arquivo]

Cientistas da Austrália e da Nova Zelândia descobriram um antigo recife de coral perto da ilha de Lord Howe, no oceano Pacífico Sul. De acordo com os cientistas, o recife existe há cerca de 9000 ou 7000 anos e poderá dar pistas importantes para o que acontecerá a estes organismos se a temperatura do mar continuar a subir.

Os corais são sensíveis à mudança do clima e do nível do mar. Atualmente crescem sobretudo em latitudes próximas da linha do Equador e com temperaturas da água do mar superiores a 18 graus Celsius.

Mas este agora descoberto encontra-se localizado no arquipélago Lord Howe, que fica a cerca de 600 quilómetros a este do continente australiano. Um arquipélago onde se encontra um pequeno recife de corais moderno, catalogado como o que se encontra mais a sul a nível mundial, mas que afinal é 30 vezes menor do que o recife agora descoberto.

A equipa, liderada por Colin Woodroffe, da Universidade de Wollongong, na Austrália, e que conta com investigadores do Geoscience Austrália, começou por descobrir uma grande crista, a cerca de 30 metros de profundidade, no Mar da Tasmânia. A forma e o tamanho da crista levaram os investigadores a suspeitar de que se tratava de um antigo recife, pelo que mapearam toda a área com recurso a um sonar multifeixe.

S depois de recolher amostras é que a equipa de investigadores teve a certeza de que se tratava de um antigo recife de corais. Com recurso à datação por radiocarbono acabou por confirmar a idade do coral.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório