Cultura

Ano Novo Chinês: Marcha de Alfama desfila em Macau

A marcha de Alfama desfilou este domingo nas celebrações do no Ano Novo Chinês, em Macau. Os Serviços de Turismo da Região Administrativa Especial chinesa anunciaram que o grupo português é o único ocidental presente no evento que volta a repetir-se
Versão para impressão
A marcha de Alfama desfilou este domingo nas celebrações do no Ano Novo Chinês, em Macau. Os Serviços de Turismo da Região Administrativa Especial chinesa anunciaram que o grupo português é o único ocidental presente no evento que volta a repetir-se dia 8 de Fevereiro.

O evento conta com a participação de sete grupos de animação asiáticos, provenientes da Coreia do Sul, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Taiwan e Tibete, além de mais de 20 locais.

A população de Macau vai poder escolher, através de uma mensagem de telemóvel, o vencedor que terá a oportunidade de viajar até Lisboa para participar nas Marchas Populares.

Em conferência de imprensa, Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau, revela que o evento é uma” celebração de alegria e abundância do Ano do Cavalo (um dos doze signos do zodíaco chinês)” e conta com um orçamento de cerca de 1,65 milhões de euros.

As paradas noturnas, uma realizada neste domingo e outra prevista para dia 8 de Fevereiro (o 3.º e o 9.º dias do Ano Novo Lunar), levam à rua 1.038 artistas e 13 carros alegóricos com atuações culturais e espetáculos de fogo-de-artifício.

O evento tem transmissão televisiva direta e ecrãs gigantes em várias partes do território para a população o poder acompanhar nas ruas.

O Ano Novo chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma tradição com mais de 2.000 anos na China e a principal festa de reunião das famílias chinesas, que leva milhões de pessoas a percorrerem centenas de quilómetros até à terra natal para celebrarem com a família a entrada do Ano Novo Lunar, representando a maior migração humana anual do mundo. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub