Ciência

Animais também têm consciência, dizem cientistas

Animais como pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos possuem consciência tal como os seres humanos. A afirmação foi feita por um grupo internacional de neurocientistas, que acaba de assinar um documento formal.
Versão para impressão
Animais como pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos possuem consciência tal como os seres humanos. A afirmação foi feita por um grupo internacional de neurocientistas que, no passado sábado, assinou o primeiro documento formal que estabelece que esta não é uma caraterística exclusiva das pessoas.
 
De acordo com a revista Veja, o anúncio foi feito durante uma conferência, a Francis Crick Memorial Conference, que teve lugar na Universidade de Cambridge, em Inglaterra, por 13 especialistas da área das neurociências, entre os quais o canadiano Philip Low , criador do iBrain, dispositivo que vai ajudar o físico Stephen Hawking (que sofre de esclerose lateral amiotrófica) a comunicar por meio da mente.
 
“A neurociência está a evoluir rapidamente graças ao avanço tecnológico e, por isso, precisamos de tirar novas conclusões”, afirmou Philip Low no decorrer da conferência onde se reuniram para apresentar os últimos resultados científicos das investigações que têm tentado reinterpretar a consciência.
 
Os mais recentes estudos têm tentado demonstrar que o sinal cerebral de humanos e o de outros animais têm semelhanças básicas. “As evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, ações intencionais e inteligência”, acrescentou o especialista, que dá aulas no Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.
 
A conferência em questão foi a primeira realizada até ao momento e focou-se na consciência em animais humanos e não humanos, com o objetivo de fornecer “uma perspetiva baseada unicamente em dados científicos” e nas técnicas quantitativas mais avançadas de monitorização disponíveis atualmente. 

Clique AQUI para visitar a página oficial da Francis Crick Memorial Conference, saber mais sobre os estudos dos oradores e ver alguns dos vídeos apresentados no seu decurso.

[Notícia sugerida por David Ferreira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório