Sociedade

Animais: Lisboa já tem hospital veterinário solidário

Lisboa já tem um hospital veterinário solidário. O espaço, da responsabilidade da organização não-governamental SOS Animal, abriu portas a semana passada no Bairro da Horta Nova, no Lumiar, e funciona 24 horas por dia.
Versão para impressão
Lisboa já tem um hospital veterinário solidário. O espaço, da responsabilidade da organização não-governamental SOS Animal, abriu portas a semana passada no Bairro da Horta Nova, no Lumiar, e funciona 24 horas por dia, “sempre com médicos veterinários de serviço”.
 
Embora as obras estivessem finalizadas desde Setembro de 2014, só agora este hospital social animal obteve o licenciamento necessário para entrar em funcionamento. Aberta ao público em geral, a instituição hospitalar presta cuidados veterinários a baixo custo de segunda a sábado entre as 09.00h e as 21.00h e dispõe, ainda, de horários de urgência.
 
De acordo com o site oficial da SOS Animal, o projeto propõe-se solucionar dois grandes problemas. Um deles diz respeito, desde logo, ao crescente número de famílias “com dificuldades económicas em anos de austeridade e que não têm onde se dirigir para ajudar o seu animal a preços acessíveis ou gratuitamente”.
 
Além disso, explica a organização, o hospital ambiciona dar uma nova esperança aos animais abandonados que, muitas vezes, “morrem sem qualquer tipo de assistência, mesmo quando poderiam sobreviver”. 
 
“Um animal que seja atropelado, agredido, que adoeça e que não tenha dono fica a agonizar nas ruas ou vai para um canil, onde o horário e os recursos dos médicos veterinários são muito reduzidos”, realça a SOS Animal, que afirma querer combater este flagelo.

Apoio “de baixo custo” a animais de famílias carenciadas
 

Entre os objetivos do Hospital Veterinário Solidário estão o acolhimento dos animais em situação de risco ou abandonados, o apoio a “animais de famílias com dificuldades económicas através de tratamento gratuito e de baixo custo”, o incentivo à esterilização massiva “de forma a controlar a natalidade” e a promoção do respeito pelos animais através de campanhas de sensibilização. 
 
Além disso, a SOS Animal pretende que o hospital funcione como “alojamento temporário animal para combater o abandono sazonal” e quer promover, também, a qualidade da saúde pública e a dignidade dos animais errantes, respondendo “aos inúmeros casos de violência, atropelamentos, maus-tratos e doença”.
 
Outro dos projetos prioritários do hospital passa pelo “apoio domiciliário a animais de idosos sem possibilidade de mobilidade”, juntando a prestação de cuidados a uma “ida ao encontro de necessidades humanas”, adianta o site da associação.
 
Para já, o hospital trabalha, apenas, na área da Grande Lisboa, encontrando-se inserido num bairro social – o Bairro da Horta Nova, no Lumiar – “onde se pretende trabalhar com a comunidade local, com especial incidência nas crianças, jovens e idosos”.
 
“Queremos que seja também aqui que estas pessoas possam encontrar ocupação saudável para os seus tempos livres, junto dos animais, e ao mesmo tempo, obter formação que pode ser útil na sua vida futura profissional, em diversas áreas”, acrescentam os responsáveis. 
 

Se desejar obter informações acerca de tratamentos e preços pode entrar em contacto com o Hospital Veterinário Solidário através dos números 218 205 452 ou 930 596 131.

Notícia sugerida por Maria Pandina 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório