Ciência

Animação recria superfície solar como nunca a vimos

A agência espacial norte-americana acaba de revelar uma nova animação que traz aos nossos olhos detalhes impressionantes da superfície solar. O vídeo foi baseado em imagens captadas em Março com recurso a instrumentos de alta tecnologia.
Versão para impressão
A agência espacial norte-americana acaba de revelar uma nova animação que traz aos nossos olhos detalhes impressionantes da superfície solar. O vídeo foi baseado em imagens captadas em Março com recurso a instrumentos de alta tecnologia, nomeadamente o Solar Dynamics Observatory (SDO) que se dedica inteiramente ao astro-rei.
 
Atualmente, a atividade da nossa estrela é considerada baixa pelos cientistas, mas, no período que decorreu entre o final de Março e o início de Abril, houve sinais de maior atividade, tendo sido observadas labaredas e ejeções de material da coroa solar, uma agitação que pode ser testemunhada através destas imagens.
 
Na animação é possível observar uma “luta” entre o plasma solar – o seu principal componente, mais “escuro” no vídeo por ser mais frio – e os campos magnéticos que durou cerca de 18 horas e que é visível sob a forma de grandes “círculos” em movimento, que vão girando, voltando, depois, a unir-se com a superfície do Sol. 
 
“A meio do vídeo, uma explosão de plasma parece 'saltar' e vir na direção de uma região ativa próxima dos observadores”, descreve a NASA, que afirma que “o nível soberbo de detalhe mostrado nesta animação nunca teria sido possível de observar antes do início das operações do SDO”.

O Solar Dynamics Observatory (SDO) é uma sonda não-tripulada da NASA lançada em Fevereiro de 2010. O equipamento espacial destina-se a estudar os processos do Sol que afetam, de forma direta, a vida na Terra, e os cientistas acreditam que, depois de concluída a sua missão, será possível obter conhecimentos inéditos sobre a estrela.
 
Veja abaixo a animação divulgada pela agência espacial.
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub