Inovação e Tecnologia

Animação portuguesa vence concurso internacional

Ao criar uma ferramenta de simulação que permite criar inúmeras animações a partir da mesma história, o estudante Pedro Cruz, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio Melhor Trabalho de Aluno na maior
Versão para impressão
Ao criar uma ferramenta de simulação que permite criar inúmeras animações a partir da mesma história, o estudante Pedro Cruz, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio Melhor Trabalho de Aluno na maior conferência mundial de Computação Gráfica e Tecnologia, em Los Angeles.

O projeto “Visualizing Empires Decline” é uma animação gráfica que ilustra o declínio dos quatro principais impérios marítimos dos séculos XIX e XX – Portugal, Espanha, França e Grã-Bretanha.

O júri do SIGGRAPH 2010 – evento que reuniu, em Los Angeles (EUA), cerca de 25 mil participantes -, não só o distinguiu com o maior prémio destinado aos trabalhos académicos, como selecionou o vídeo para o Festival de Animação por Computador, que decorreu ao longo da Conferência, de entre 750 filmes submetidos de todo o mundo.

A animação de Pedro Cruz foi exibida juntamente com segmentos de filmes como Avatar ou Alice no País das Maravilhas, segundo informa um comunicado da FCTUC.

A grande inovação desta história digital “é a forma invulgar como a história é contada. Depois de definir o que queria contar, parti para o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação capaz de gerar um número infinito de filmes para a mesma história. É interessante construir um sistema que reage a vários tipos de informação e observar como este se adapta e retrata visualmente as variações nos dados”, explica Pedro Cruz.

No caso do “Visualizing Empires Decline”, a ferramenta conta a história do que aconteceu aos 4 principais impérios marítimos ao longo do tempo, dando enfoque ao seu declínio.

“É um excelente exercício de visualização porque proporciona uma visão única sobre o declínio dos impérios. Propõe-se uma representação muito viva do que é a história, sugerindo novos sentidos e visualização às narrativas”, acrescenta o orientador da Tese de Mestrado de Engenharia Informática, o investigador Penousal Machado.

As diferentes versões do vídeo “Visualizing Empires Decline”, que já atingiram cerca de meio milhão de visualizações, estão disponíveis em http://mondeguinho.com/master.

[Notícia sugerida pelo utilizador Bruno Melo]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório