Cultura

Animação: Curta-metragem lusa brilha na Grécia

O filme português "A Ria, a Água, o Homem...", do cineasta Manuel Matos Barbosa, conquistou o 1º prémio na edição deste ano do Athens Animfest 2012, na Grécia.
Versão para impressão
O filme português “A Ria, a Água, o Homem…”, do cineasta Manuel Matos Barbosa, conquistou o 1º prémio na edição deste ano do Athens Animfest 2012, festival internacional de cinema de animação realizado em Atenas, na Grécia.
 
A curta-metragem animada, produzida pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, é uma obra poética documental que explora a Ria de Aveiro, sobretudo as paisagens e as gentes de entre Ovar e Torreira, com desenhos que são integralmente da autoria de Matos Barbosa.
 
“A Ria, a Água, o Homem…” estreou no Festival de Cinema de Avanca, foi exibido no encerramento do Cinanima 2010 e distinguido em Arouca e no festival Porto 7. Desde a sua estreia, o filme já foi também premiado noutros países além de Portugal, nomeadamente Brasil, Eslovénia e Bósnia Herzegovina.
 
 A obra premiada marca o regresso de Manuel Matos Barbosa ao cinema de animação e foi apoiado por diversas entidades, entre as quais o ICA/Ministério da Cultura e a RTP.
 
Filmografia reconhecida além-fronteiras
 
Manuel Matos Barbosa nasceu em 1935 em Oliveira de Azeméis, dirigindo o cineclube local. O cineasta assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados por todo o mundo com trabalhos que vão desde o documentário à animação, muito inspirados na Beira Litoral.
 
A sua obra é composta por 18 filmes, muitas vezes exibidos e premiados em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.
 
Em 2010, Matos Barbosa foi homenageado em Aveiro e na sua terra natal, Oliveira de Azeméis, pelos museus das duas cidades. 

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório