Ciência

Anéis de saturno vistos a partir de ângulo inédito

A NASA divulgou recentemente imagens inéditas dos anéis de Saturno. Há quase dois anos que a agência espacial norte-americana não captava nenhuma imagem nova dos anéis.
Versão para impressão
A NASA divulgou recentemente imagens inéditas dos anéis de Saturno a partir de uma perspetiva nunca antes vista. Há quase dois anos que a agência espacial norte-americana não captava nenhuma imagem nova dos anéis mas, a semana passada, a sonda Cassini trouxe novidades.
 
De acordo com comunicado da NASA, a captação das imagens só foi possível graças à mudança de trajetória da sonda, que se encontra em órbita ao redor de Saturno desde 2004. Graças à alteração, a Cassini conseguiu captar novos ângulos do “gigante gasoso”, acima e abaixo da linha do equador.
 
Segundo a agência espacial norte-americana, esta mudança vai permitir aos cientistas obter imagens “espetaculares” dos pólos, das luas e até da atmosfera do planeta. Na mais recente aproximação feita a Saturno, a sonda inclinou-se 16 graus mas, até Abril de 2013, a previsão é a de sejam feitas mais sete aproximações e que a inclinação sofra uma mudança de 64 graus.
 
Os especialistas dizem-se “ansiosos” pela obtenção dos dados que irão resultar desta mudança de perspetiva, em especial porque, na nova posição, a sonda poderá atravessar a estreita passagem entre a atmosfera de Saturno e o anel mais próximo – uma manobra importante para encerrar a missão com sucesso.

Clique AQUI para ver a imagem principal divulgada pela NASA com as suas dimensões originais. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório