Sociedade

AMI financia projetos de voluntariado de alunos

Já estão apuradas as quatro escolas vencedoras da 3.ª edição do concurso "Liga-te aos Outros". Este é um concurso promovido pela AMI que leva os alunos a desenvolverem projetos de voluntariado para resolver problemas locais.
Versão para impressão
Já estão apuradas as quatro escolas vencedoras da 3.ª edição do concurso “Liga-te aos Outros”. Este é um concurso promovido pela Assistência Médica Internacional (AMI) que leva os alunos a desenvolverem projetos de voluntariado, financiados, para resolver problemas locais detetados pelos jovens.

Os quatro projetos apurados para financiamento contemplam áreas muito distintas, como a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, a intervenção junto de famílias que vivem isoladas e sem condições básicas de saúde, a recuperação de uma habitação degrada e a limpeza e dinamização das margens do Rio Fervença.

Estes projetos pertencem a alunos da Escola Básica de Mafra, da Escola B/S Vieira de Araújo de Braga, da Escola D. Pedro IV de Mindelo e da Escola B2/3 Paulo Quintela de Bragança, respetivamente, e vão receber um apoio financeiro, que varia consoante cada projeto, entre os mil e os dois mil euros.

Uma das professoras coordenadoras do projeto de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, Dulce Ribeiro, explicou à Lusa que esta é uma forma de dar “resposta à diversidade”, sendo que havia já na escola a perceção de que “os alunos com necessidades educativas especiais, e sobretudo os alunos autistas, nem sempre se relacionam com os colegas e as suas interações ficam restritas aos professores”.

Assim, o projeto da Escola de Mafra – um dos apurados no concurso – pretende “sensibilizar e envolver toda a comunidade “na vida daqueles que necessitam de ajudas educativas especiais” através da criação um banco de voluntários, visitas aos alunos autistas e convívios realizados nos intervalos.

O concurso da AMI foi lançado no âmbito do Ano Europeu das Atividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Ativa.

Pode consultar mais informações sobre o concurso AQUI.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub