Cultura

Amadora: ler ajuda na integração social

A associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura (Amadora) tem desenvolvido diversos projetos de integração social em duas bibliotecas do concelho, ajudando as comunidades a ligarem-se à sua cultura e incentivando as crianças a valorizar a leitura.
Versão para impressão
A associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura (Amadora) tem
desenvolvido diversos projetos de integração social em duas bibliotecas
do concelho, ajudando as comunidades a ligarem-se à sua cultura e
incentivando as crianças a valorizar a leitura. No Dia Mundial do Livro,
a ministra da cultura Gabriela Canavilhas visita uma das bibliotecas da
associação.

A Biblioteca António Ramos Rosa, inaugurada em 2006, é de pequenas dimensões: embora o seu espaço esteja forrado com livros, conta apenas com dez cadeiras e uma fotocopiadora. No entanto, já foi consultada por estrangeiros que procuravam desenvolver os seus trabalhos de mestrado ou doutoramento.

Lieve Meersschaert, coordenadora da associação, diz à agência Lusa que o livro “é uma nova janela sobre o estar”. Referindo-se às duas bibliotecas da Moinho da Juventude, Lieve acrescenta: “As pessoas têm aqui possibilidade de ler livros ligados a África [continente de origem da maioria dos residentes da Cova da Moura] e perceber a cultura que lá existe. Isto é uma das prioridades das bibliotecas”.

Já o secretário geral da associação, Carlos Simões, frisa que os mais novos são também o público-alvo do projeto: “As crianças vão passar semanalmente a percorrer a comunidade levando e trazendo livros. Vão com os seus monitores e educadores trabalhar pedagogicamente o livro, com o fluxo constante do livro ir para casa como elemento de ligação da própria constelação familiar, numa dinâmica de enriquecimento parental”.

Os responsáveis da Moinho da Juventude esperam que a visita de Gabriela Canavilhas à Biblioteca António Ramos Rosa possa favorecer o apoio financeiro do governo para ampliar o espaço, já que os livros são “uma promoção social de excelência” e uma ferramenta essencial para o sucesso das operações de integração social desenvolvidas pela associação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório