Saúde

Alzheimer: Alunos premiados por portal inovador

NULL
Versão para impressão
O Portal para Familiares e Cuidadores de Doentes de Alzheimer, projeto inovador de um grupo de alunos da Universidade de Aveiro, venceu a segunda edição do prémio Angelini University Award 2010/2011. Os vencedores receberam da Angelini Farmacêutica, organizadora do concurso, uma bolsa no valor de seis mil euros.

O Portal foi concebido e realizado por estudantes do Mestrado em Biomedicina Molecular na secção autónoma de Ciências da Saúde. O objetivo é apoiar os cuidadores informais dos doentes com Alzheimer, trazendo-lhes mais informação em português, numa linguagem acessível a pessoas de todas as idades, estratos sociais e níveis de educação.

A plataforma online apresenta também aos visitantes um conjunto de notícias sobre avanços na ciência, centros de apoio para doentes e familiares, reuniões e ações de formação. Além disso, dá-lhes a possibilidade de contactar a equipa técnica caso tenham necessidade de esclarecer qualquer dúvida adicional.

Portal preenche uma lacuna de informação

Filipa Martins, uma das alunas envolvidas no desenvolvimento do Portal, explicou ao site da Universidade de Aveiro que “as informações mais importantes são as que se dirigem ao cuidador, que se referem aos principais problemas que podem encontrar no dia-a-dia com o doente com Alzheimer e que se pretende que sejam uma ajuda preciosa na facilitação dessa tarefa tão exigente”.

A jovem, que trabalhou em conjunto com outros quatro estudantes – Edgar Coelho, Joana Oliveira, Joana Rocha e João Terrível – sublinhou que esta nova plataforma “veio preencher uma lacuna em Portugal”, uma vez que existem muitas fontes internacionais sobre o Alzheimer destinadas aos seus cuidadores mas, no nosso País, a informação é pobre.      

Além do vencedor foram apurados outros quatro finalistas, reconhecidos pelo júri graças à aposta na sensibilização da comunidade e à apresentação de exemplos de criatividade, inovação e espírito de desafio na pesquisa das doenças neurodegenerativas, tendo em especial atenção os cuidadores.

Angelini University Award conseguiu participação significativa

Esta foi a segunda edição do prémio Angelini University Award e registou uma adesão significativa a nível nacional, com 31 grupos de estudantes universitários inscritos, representando Escolas de Enfermagem, de Psicologia, de Ciências da Saúde, de Ciências Biomédicas e de Gestão, bem como Faculdades de Farmácia.

Dado o sucesso do concurso, a Angelini Farmacêutica já anunciou uma terceira edição para 2011/2012 sob o tema “Melhor nutrição para melhor saúde”.

Clique AQUI para visitar o Portal para Familiares e Cuidadores de doentes de Alzheimer.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório