Sociedade

Alunos aprendem a comer bem e a gerir dinheiro

Alunos do 12º e 9º anos de uma escola em Avides, Cascais, vão participar num projeto escolar intitulado "Comer Bem.com" para criarem bons hábitos de alimentação e saberem como poupar dinheiro. O projeto surge numa altura em que muitos alunos trocam a
Versão para impressão
Alunos do 12º e 9º anos de uma escola em Avides, Cascais, vão participar num projeto escolar intitulado “Comer Bem.com” para criarem bons hábitos de alimentação e saberem como poupar dinheiro. O projeto surge numa altura em que muitos alunos trocam a cantina da escola por uma visita ao supermercado mais próximo para almoçarem, hábitos que acabam por se revelar pouco saudáveis.

“Gastam mais a comer mal no supermercado, onde compram um pacotão de batatas fritas e um litro e meio de Coca-Cola e ficam almoçados, do que na cantina, onde têm uma refeição completa, muitos a custo zero”, explica ao Jornal de Notícias a professora Ana Costa, uma das coordenadoras do projeto, juntamente com a colega Ana Vilas-Boas.

Para combater esta tendência, os alunos vão receber formação sobre alimentação saudável, distúrbios alimentares, gestão financeira, educação e sustentabilidade alimentar.

Ao longo do projeto, irão aprender a analisar rótulos de embalagens de alimentos, pesquisar receitas saudáveis, elaborar menus, fazer compras económicas, confeccionar comida e elaborar um livro de receitas, entre outras atividades.

Pretende-se que no final do ano, transmitam depois estes ensinamentos e competências adquiridas aos colegas mais novos mas também que apliquem estes novos hábitos de consumo junto dos próprios familiares.

“É muito importante ensinar a cuidar da saúde e do bolso, não apenas para os alunos com mais dificuldades, mas para todos”, conclui Ana Costa.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório