Inovação e Tecnologia

Alunas portuguesas vencem concurso da ESA

Quatro jovens da ilha de Santa Maria, Açores, venceram o primeiro lugar no concurso de lançamento de minissatélites da Agência Espacial Europeia. A equipa foi distinguida na passada semana, na Holanda.
Versão para impressão
Quatro alunas da Escola Secundária de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, conquistaram o primeiro lugar no concurso internacional de lançamento de minissatélites da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em francês). As alunas foram distinguidas na Holanda com um engenho que construíram de raiz para participar na edição de 2013 do Cansat.
 
A “Air Sat One Team” foi uma das 16 equipas selecionadas para estar na final da competição europeia, tendo conseguido atingir o melhor desempenho entre todos os concorrentes. A CanSat decorreu entre os dias 10 e 14 deste mês e juntou os participantes num lançamento conjunto dos seus minissatélites feitos a partir de latas de refrigerante, na última sexta-feira.
 
Image and video hosting by TinyPic
[© ESA – Apresentação do projeto da “Air Sat One Team”, na Holanda]

O grupo composto por Joana Baptista, Francisca Coelho, Mariana Sousa e Rute Silva começou a desenvolver o projeto em Novembro de 2012, com base nos domínios das telecomunicações, aerodinâmica, software e eletrónica.

Apoiadas pelos professores Juan Nolasco e Hélder Chaves, as alunas do 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias foram à Holanda disputar o prémio.


O CanSat junta todos os anos alunos de ensino secundário dos vários países europeus, incentivando-os para a construção e configuração de um satélite miniaturizado.

Os satélites são lançados a partir de um foguete a 1.000 metros de altitude para que possam desempenhar uma determinada missão predefinida por cada uma das equipas.

Clique AQUI para visitar a página oficial de Facebook do grupo “Air Sat One Team” e conhecer mais sobre o seu projeto.

Notícia sugerida por Mariana Matos

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub