Ambiente

Almada: Roadshow da sustentabilidade

Milhares de pessoas, entre elas cerca de 2500 crianças, foram sensibilizadas, esta semana, em Almada, para a necessidade de preservar a biodiversidade. Reciclagem, eficiência energética, mobilidade e responsabilidade social, foram outros temas p
Versão para impressão
[Foto: RCS]

Milhares de pessoas, entre elas cerca de 2500 crianças, foram sensibilizadas, esta semana, em Almada, para a necessidade de preservar a biodiversidade. Reciclagem, eficiência energética, mobilidade e responsabilidade social, foram outros temas promovidos pelo projeto Roadshow Cidades Sustentáveis, que está a percorrer o país. O próximo concelho a receber o Roadshow será Ferreira do Alentejo, no fim de junho.

Das inicitavas promovidas pelo Roadshow Cidades Sustentáveis em Almada, as hortas urbanas instaladas na Praça da Liberdade foram as mais procuradas. Catarina Freitas, diretora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental da Câmara de Almada, explicou ao Jornal de Notícias que foram criadas no local hortas biológicas que se podem manter em espaços pequenos, como uma varanda, e onde as pessoas podem produzir parte dos alimentos que necessitam para o seu dia-a-dia.

Outra iniciativa com sucesso na Semana Verde de 2010 foi o jardim sensorial, que pretendia despertar os sentidos dos visitantes. “Um espaço onde as pessoas aprendem a construir jardins em espaços exíguos que são adaptados às nossas características climáticas”, salientou a responsável ao Jornal de Noticias, lembrando o Ano Internacional da Biodiversidade.

“Há pequenas coisas que as pessoas podem fazer que no seu todo vão promover a biodiversidade em meio urbano. Se plantarmos um arbusto de bagas nos nossos jardins ou num canteiro provavelmente teremos mais aves e passarinhos que se calhar não viriam à cidade, mas assim passam a vir porque têm esse alimento”, explicou.

Depois de visitar Oeiras e Almada, o Roadshow Cidades Sustentáveis vai estar em Ferreira do Alentejo a partir de 24 de junho e até o domingo seguinte, 27 de junho. Eficiência Energética, Sustentabilidade , o Futuro do Azeite e Investimento no Concelho, Compostagem Caseira e também Hortas e Jardins Biológicos são alguns dos temas que fazem parte da programação.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório