Ciência

Alinhamento cósmico entre a Terra, o Sol e Marte

Marte vai ter um brilho mais intenso, esta terça-feira à noite (8 de Abril), ao alinhar-se com o nosso planeta e com o Sol. Por coincidência, este fenómeno antecede em poucos dias o eclipse lunar que ocorre este mês (15 de Abril) na mesma altura em q
Versão para impressão
Marte vai ter um brilho mais intenso, esta terça-feira à noite (8 de Abril), ao alinhar-se com o nosso planeta e com o Sol. Por coincidência, este fenómeno antecede em poucos dias o eclipse lunar que ocorre este mês (15 de Abril) na mesma altura em que o ‘planeta vermelho’ vai estar muito próximo da Terra.
 
Este tipo de alinhamento entre os três astros é conhecido como “oposição”, uma vez que o planeta Marte e o Sol surgem em locais opostos no céu, o que vai conferir ao 'planeta vermelho' um brilho mais forte e avermelhado. O planeta será facilmente visível, a olho nu, à esquerda da Lua.
 
O fenómeno ocorre sete dias antes da data em que Marte estará muito próximo da Terra, a 15 de Abril, altura em que ocorre um eclipse lunar. De acordo com a NASA, a Terra e Marte estão a aproximar-se a uma velocidade de 300 quilómetros/minuto.
 
No dia 15 de Abril, os dois planetas estarão separados “apenas” por 92 milhões de quilómetros – pouco mais do que metade da distância entre a Terra e o Sol, que ronda os 150 milhões de quilómetros.
 
Por coincidência, esta aproximação ocorre no mesmo dia do próximo eclipse lunar que poderá ser observado do continente americano e africano.
 
Já na Europa ocidental, incluindo Portugal, só vai ser possível observar o início daquele que é o primeiro eclipse do ano, por volta das 07 da manhã (hora local), uma vez que a Lua se “esconderá” abaixo do horizonte pouco depois.
 
Segundo informa o site Space.com, este eclipse será particularmente interessante porque a Lua vai adquirir uma cor avermelhada devido à luz do Sol que atravessará a atmosfera do planeta Terra. 

Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Elsa Martins

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub