Sociedade

Algarve tem gás natural para 15 anos

A 40 quilómetros da costa algarvia existem reservas de gás natural suficientes para cobrir o consumo interno de Portugal durante 15 anos, segundo estimativas de António Costa da Silva, administrador da petrolífera Partex.
Versão para impressão
A 40 quilómetros da costa algarvia existem reservas de gás natural suficientes para cobrir o consumo interno de Portugal durante 15 anos, segundo estimativas de António Costa da Silva, administrador da petrolífera Partex.

Em Loulé, durante o seminário “Prospecção e exploração de gás natural nas águas profundas da costa do Algarve: as perspetivas energética, económica e ambiental’, promovido pelo INUAF, Instituto Superior Dom Afonso III, António da Silva citou estudos divulgados que demonstram o potencial elevado do Algarve para gerar gás e permitir a Portugal poupar milhares de euros.

A região terá uma capacidade cerca de 20 vezes superior às reservas que foram encontradas nos campos do Golfo de Cádiz, em Espanha, conforme cita o jornal SOL.

Segundo o mesmo especialista português que profere palestras nas cimeiras do G8 e é consultor do banco central alemão, em Berlim, os riscos para desenvolver um projeto de exploração são “pequenos e os benefícios para o Algarve e o país seriam enormes”.

Segundo estimativas do próprio retirar gás do Algarve permitiria poupar ao país “entre 1.400 a 1.500 milhões de euros por ano”.

Gerar emprego ou diminuir a dependência energética de Portugal em relação ao exterior são outros dos benefícios que poderiam advir da descoberta de gás natural ao largo do Algarve.

“O país paga uma fatura energética elevada e não podemos esquecer que cerca de 15 por cento tem a ver com importações de gás natural”, sustentou o administrador da Partex, que pertence à Fundação Calouste Gulbenkian.

A Repsol ganhou em 2002 o concurso internacional proposto pelo governo para exploração de gás natural mas até hoje não assinou qualquer contrato.

“Desde 2002, quando o concurso terminou, a Repsol apresentou-se a concurso, é um concurso internacional aberto, a Repsol ganhou e hoje estamos senão me engano em 2010”, ironizou o especialista em pesquisa de gás natural e petróleo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório