Fitness & Bem-estar

Algarve: Sagres quer ser Património da Humanidade

A freguesia de Sagres, no Algarve, vai candidatar-se ao estatuto de Paisagem Cultural da Humanidade. A intenção foi apresentada, esta segunda-feira, pela Região de Turismo do Algarve (RTA) e pela direção regional da Cultura, numa reunião, em Lisboa,
Versão para impressão
A freguesia de Sagres, no Algarve, vai candidatar-se ao estatuto de Paisagem Cultural da Humanidade. A intenção foi apresentada, esta segunda-feira, pela Região de Turismo do Algarve (RTA) e pela direção regional de Cultura, numa reunião, em Lisboa, com o presidente da comissão nacional da UNESCO.

Tratou-se apenas de uma reunião “exploratória”, “para dar a conhecer a nossa intenção, pedir informações e esclarecimentos sobre o processo, partilhar preocupações”, explicou Desidério Silva, presidente da comissão executiva da RTA, citado pelo portal de notícias Sul Informação. 

A candidatura vai ter como centro a Fortaleza de Sagres e todo o território envolvente, incluindo também todos “os valores naturais e patrimoniais” da região. A proposta está agora a ser estudada para que seja “tecnicamente consistente e (…) bem fundamentada”, explica a Dália Paulo, diretora regional de Cultura. 

Apesar de dar a conhecer as intenções da freguesia, a responsável refere que “há ainda muito trabalho e um longo processo a cumprir”, acreditando vir a ter “uns cinco anos de trabalho” nesse sentido pela frente. 

Esta não é a primeira vez que a região se candidata a Património da UNESCO. A RTA já tinha demonstrado essa intenção à Comissão Nacional da UNESCO, em 2002, um processo que “acabou por ficar pelo caminho”.

A candidatura de Sagres a Património Cultural da Humanidade é promovida pela Região de Turismo, a Direção Regional de Cultura e a Câmara Municipal de Vila do Bispo. 

 
Caso o processo seja aprovado com sucesso, Sagres vai ficar ao nível de outros locais portugueses, como a cidade de Sintra, a Região Vinhateira do Alto Douro e Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico, que já receberam o galardão da UNESCO. 
 

Notícia sugerida por Ana Pereira 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub