Ambiente

Algarve: Nasceu uma cria de golfinho no Zoomarine

Nasceu um golfinho no Zoomarine de Albufeira. O pequeno cetáceo veio ao mundo no dia 1 de Julho com apenas 90 centímetros e todos podem dar sugestões para a escolha do seu nome.
Versão para impressão
Nasceu um golfinho no Zoomarine de Albufeira. O pequeno cetáceo veio ao mundo no dia 1 de Julho com apenas 90 centímetros, mas o parto e os primeiros contactos com a família e os tratadores têm sido um sucesso.
 
O anúncio foi feito pelo parque zoológico algarvio, que convida agora os “fãs” da página no Facebook a escolherem o nome da cria. Até à próxima segunda-feira o Zoomarine está aberto a sugestões e o autor do nome escolhido receberá um convite duplo para o parque e uma visita especial aos bastidores para conhecer o novo golfinho.
 
Por enquanto, o golfinho bebé passa os dias a mamar e a nadar. “Os golfinhos não dormem e o que fazem nesta altura da sua vida é mamar e nadar, mamar e nadar, explorando cada vez mais o meio ambiente à sua volta”, explica Élio Vicente, diretor de Ciência e Educação do parque aquático de Albufeira, em declarações à Lusa. 
 
O animal vai passar agora por um período de amamentação que, tal como acontece com a espécie humana, pode ir das poucas semanas até mais de um ano. Quando tiver entre três a seis meses de vida, começará a abocanhar pequenos pedaços de comida deixados cair pela mãe, conhecendo assim o mundo dos alimentos sólidos – nomeadamente do aranque, cavala, carapau e lula, bases da sua alimentação futura. 
 
Élio Vicente acrescenta ainda que, para evitar problemas de consanguinidade, mãe e filho vão ser separados e o pequeno mamífero será transferido para a “piscina dos solteirões”, machos adolescentes como ele.
 
“A partir daí já não se cruzam com o grupo da mãe”, salienta o responsável, esclarecendo que esta é a forma encontrada pelos técnicos para substituir o papel da Natureza em ambiente de cativeiro, já que, no ambiente natural, os jovens também saem de perto da progenitora mãe antes de estar em condições de procriar. 
 
Enquanto isso não acontece, os comportamentos de mãe e filho são monitorizados 24 horas por dia através de um vidro subaquático que dá para a piscina em que se encontram. Ainda assim, o golfinho já foi apresentado ao público, deixando rendidos os visitantes que assistiram.
 
“Apresentámo-lo ontem [quarta-feira] pela primeira vez e as pessoas adoraram. Há uma empatia natural entre as nossas duas espécies, somos muito parecidos”, afirma Élio Vicente. 
 
O bebé que acaba de se juntar à família é o primeiro filho do golfinho Dino, que nasceu na Suécia mas que há 10 anos vive em Portugal, e o segundo filho de Xinana, fêmea de quase 13 anos que já nasceu no Zoomarine. 
 
Clique AQUI para deixar a sua sugestão para a escolha do nome da cria no Facebook do Zoomarine.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório