Ambiente

Alentejo: Voluntários limpam 45 km de praia

NULL
Versão para impressão
A Brigada do Mar, constituída por voluntários, vai limpar entre os dias 7 e 22 de maio, 45 quilómetros de costa atlântica no concelho de Grândola, entre as praias de Tróia a Melides.

Durante 16 dias, os voluntários irão trabalhar diariamente, entre seis a oito horas, com o objetivo de retirar a maior quantidade possível de detritos dos areais, sobretudo nas zonas não concessionadas, onde há uma maior acumulação de resíduos.

“Não vai ser um campo de férias”, disse à agência Lusa Rute Novais, elemento da Brigada do Mar, “levamos muito a sério este trabalho”.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Brigada do Mar se dedica à limpeza dos 45 quilómetros de costa entre as praias de Tróia e Melides, e os seus elementos asseguram que, a cada ano, vai-se notando a diferença nos areais.

Em 2009, em apenas 10 dias, recolheram cerca de 30 toneladas de resíduos de 30 quilómetros de costa.

No segundo ano, aumentaram para duas semanas a duração de acção e a quantidade de resíduos recolhida diminuiu para 15 toneladas, numa extensão maior de areal, de 40 quilómetros.

A Brigada do Mar nasceu de uma caminhada de amigos pela costa alentejana, na qual se depararam “com uma quantidade imensa de lixo”, tendo surgido a vontade de agir.

Contactaram várias entidades, como o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e as câmaras de Sines e de Grândola, mas apenas esta última respondeu ao seu apelo, pelo que o grupo decidiu restringir a sua ação às praias deste concelho.

O município tem-lhes prestado apoio a nível das licenças, tendo também providenciado um acordo com o parque de campismo da praia da Galé, onde os voluntários ficam alojados e fazem as suas refeições.

Siga a Brigada do Mar no blogue oficial clicando aqui.

[Notícia sugerida pela utilizadora Elsa Martins]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub