Inovação e Tecnologia

Alentejo recebe primeiro elevador solar do mundo

Vila Nova de Santo André recebeu na passada quinta-feira o primeiro elevador movido a energia solar do mundo. Equipado com painéis fotovoltaicos, o Gen2 Switch já está em funcionamento e consome menos energia que um secador de cabelo.
Versão para impressão
Vila Nova de Santo André recebeu na passada quinta-feira o primeiro elevador movido a energia solar do mundo. Equipado com painéis fotovoltaicos, o Gen2 Switch já está em funcionamento e consome menos energia que um secador de cabelo.
 
A inovação é da marca Otis, que escolheu Vila Nova de Santo André, em Santiago do Cacém, para instalar a primeira unidade do único elevador do mundo capaz de funcionar exclusivamente a energia solar. 
 
O equipamento funciona à base de uma corrente monofásica de 220V e possui uma drive regenerativa capaz de transformar o movimento do próprio elevador em energia elétrica. Estas funcionalidades permitem uma maior eficiência e uma poupança energética na ordem dos 82%.
 
No comunicado enviado ao Boas Notícias, a marca refere que o Gen2 Switch chega a consumir menos energia do que um vulgar secador de cabelo. 
 
“Sempre foi possível reconverter um elevador ou qualquer outro tipo de equipamento para funcionar a energia solar. Mas o que torna esta situação atrativa são as características que este equipamento tem de raiz. Para a Otis, não faria o mínimo sentido alimentar a energia solar um elevador que consumisse muita energia.”, conta Jorge Gonçalves, responsável pela Comunicação da Otis Portugal.
 
O elevador traz desde logo as baterias necessárias para o funcionamento a energia solar, dispensando quaisquer tipo de despesas para o funcionamento através de energias renováveis.

Conforto e qualidade
 

A primeira instalação do Gen2 Switch foi feita num edifício com mais de 30 anos, onde nunca sequer tinha existido ascensor. A tarefa não exigiu grandes alterações no prédio, uma vez que o novo elevador não necessita de corrente trifásica nem de qualquer interação mínima com a estrutura do edifício, dispensado até casa da máquina.
 
“É certo que o facto de esta unidade ser única no mundo nos enche de orgulho. Mas o que nos enche de satisfação foi ver, em primeira mão, o que a vida destas pessoas vai mudar com a instalação deste elevador. O aumento do conforto e qualidade de vida dos moradores vai ser significativo”, conclui Jorge Gonçalves.
 
A Otis Elevator Company é o maior fabricante e responsável pela manutenção de produtos de transporte de pessoas do Mundo, incluindo Elevadores, Escadas e Tapetes Rolantes.  

Fundada há 160 anos, a marca emprega cerca de 61.000 funcionários em mais de 200 paises e mantém mais de 1,8 milhões de elevadores e escadas rolantes em todo o Mundo. 

Notícia sugerida por Diana Rodriguez, Elsa Fonseca e Vítor Fernances

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub