Ambiente

Alemão de 13 anos já plantou 1 milhão de árvores

Com apenas 13 anos, o jovem alemão Felix Finkbeiner já pode ser considerado um verdadeiro ambientalista: há quatro anos que planta árvores em diversas partes do mundo. A sua prioridade é divulgar internacionalmente a campanha "Pare de Falar, Comece a
Versão para impressão
Com apenas 13 anos, o jovem alemão Felix Finkbeiner já pode ser considerado um verdadeiro ambientalista: há quatro anos que planta árvores em diversas partes do mundo. A sua prioridade é divulgar internacionalmente a campanha “Pare de Falar, Comece a Plantar”.

A ideia surgiu quando Félix teve de apresentar um trabalho na sua escola, perto de Munique. O jovem escolheu como tema as alterações climáticas e explicou que, na sua opinião, as crianças poderiam plantar um milhão de árvores em cada país para compensar as emissões de carbono. O seu professor pediu para ele repetir a apresentação e várias escolas da região aderiram. A meta já foi atingida na Alemanha e a iniciativa já chegou a 90 países.

Em Cancún, durante a Conferência do Clima da ONU (COP-16), as crianças da campanha contaram com o apoio de embaixadores, ministros e até presidentes para plantar 194 árvores representando os países que participam das negociações climáticas. As árvores foram colocadas no jardim do resort Moon Palace, sede da reunião, com o consentimento da administração do hotel.

O presidente do Equador, Rafael Correa, plantou a árvore em nome do seu país. O chefe de Estado deixou Felix tirar uma fotografia com a mão a tapar a sua boca já que esta é a imagem da campanha, remetendo para o slogan “pare de falar”. O jovem alemão já conseguiu tirar fotografias idênticas com a modelo Gisele Bündchen (na foto), com o príncipe Albert II de Mónaco e com o diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo.

“Nós, as crianças, estamos muito desiludidos e consideramos a relutância dos adultos em cumprir acordos legalmente vinculativos como um crime contra nosso futuro. As conversas não vão parar o degelo dos glaciares”, afirmou Felix.

O jovem salienta que um dos grandes objetivos é mostrar que a ação pode ser realizada em qualquer parte do planeta e explica que a sua equipa pergunta sempre aos “silvicultores locais qual é o tipo de árvore mais adequado, o que cresce melhor.” 

No site do projeto [http://www.plant-for-the-planet.org/] há um contador que permite acompanhar em tempo real as árvores que estão a ser plantadas em todo o mundo e um mapa interativo para ficar a par das atividades que estão a ser realizadas em cada país.



Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub