Ambiente

Alemanha: Tigre recebe prótese de anca

Um tigre da Malásia, do sexo feminino, que sofre de artrite foi, esta semana, operado para receber uma prótese de anca que lhe permitirá recuperar os movimentos. A operação, inédita nestes felinos, foi realizada em Leipzig, na Alemanha, e decorr
Versão para impressão
[Foto © Waltraud Grubitzsch/AFP/Getty Images]

Um tigre da Malásia, do sexo feminino, que sofre de artrite foi, esta semana, operado para receber uma prótese de anca que lhe permitirá recuperar os movimentos. A operação, inédita nestes felinos, foi realizada em Leipzig, na Alemanha, e decorreu com sucesso, noticia o jornal britânico The Guardian.

A tigre fêmea Girl, de oito anos de idade e residente do zoológico de Halle (Alemanha), esteve três horas na mesa de operação. A cirúrgia foi realizada a semana passada por cinco veterinários da Universidade de Leipzig.

A felina recebeu a prótese por sofrer de uma artrite na anca direita desde a última primavera do hemisfério norte. Durante a cirurgia, o coração de Girl quase parou, mas os médicos conseguiram evitar o pior.

A prótese recebida por Girl foi projetada originalmente para cães. O animal, que já regressou ao zoológico, está em recuperação numa jaula especial e isolada dos visitantes.

A felina ficará em observação durante as próximas seis semanas, período em que existe maior risco de deslocamento da prótese. Se o seu corpo aceitar a prótese, Girl viverá o resto da vida sem problemas. A esperança de vida destes animais é de 20 anos.

“Não conheço outro caso no mundo no qual um tigre tinha recebido uma prótese de anca”, disse ao jornal o veterinário Peter Böttcher, responsável pela cirurgia. Os elevados custos da cirurgia foram financiados pela Universidade de Leipzig.

O tigre da Malásia é uma das espécies mais ameaçadas em todo o mundo. Atualmente, apenas cerca de 500 destes felinos vivem no seu habitat natural, zonas no centro e no sul da Península da Malásia, no sul da Ásia.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub