Ambiente

Alemães ajudam Portugal no combate aos incêndios

NULL
Versão para impressão
Voluntários alemães estão disponíveis para ajudar no combate aos incêndios florestais em Vila Real. Esta parceria é fruto de um protocolo assinado entre o município português e uma Organização Não Governamental (ONG) da Alemanha.

A autarquia de Vila Real levou a cabo uma cooperação institucional com a organização alemã @fire – Resposta Internacional a Desastres Naturais.  O objetivo é poder ter mais uma ajuda num combate que todos os anos em Portugal sofre de carência de meios.

Segundo o jornal Sol, um mínimo de 11 voluntários estarão disponíveis para se deslocar a Vila Real em 24 horas e ajudar no combate aos incêndios, caso sejam solicitados. Será a Câmara de Vila Real a pagar a alimentação e transporte local dos voluntários. Para além disso, a autarquia promete enviar, se necessário, a equipa alemã para atuar em qualquer ponto de Portugal.

Uma ONG para combater incêndios

A @fire, constituída por elementos voluntários, é uma ONG vocacionada para o combate internacional a incêndios florestais, recorrendo a ferramentas manuais ou à técnica do contra fogo. Esta organização sobrevive graças a doações de instituições ou particulares, tendo já ajudado em catástrofes naturais que ocorreram na Tailândia, Paquistão e Haiti.

A ONG alemã já atuou em Portugal no combate aos incêndios. Em 2005, foi a primeira vez que a organização acionou voluntários para o distrito transmontano. Nesse ano foi assinado um acordo de geminação entre Osnabrück e Vila Real. No ano seguinte, 33 bombeiros de Osnabrück e 10 elementos da @fire deslocaram-se a Portugal para cooperar, mais uma vez, com os bombeiros do município português.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório