Sociedade

Aldoar com soluções inovadoras de inclusão social

Com o objetivo dar novas competências e capacidades à população da freguesia, o Centro Local de Desenvolvimento Social de Aldoar (CLDS) tem em marcha um projeto que oferece um programa de emprego, formação e qualificação a grupos sociais vulneráveis
Versão para impressão
Formações na área da costura, da gestão doméstica, de serviços de limpeza e de informática. Estas são apenas algumas das iniciativas que a Associação de Ludotecas do Porto tem vindo a implementar no Bairro de Aldoar com o objetivo dar novas competências e capacidades à população.

por Andreia Duarte*

A associação tem a seu cargo a implementação do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Aldoar (CLDS) que envolve um programa de quatro eixos de ação, dos quais se destaca a aposta na obtenção de emprego, formação e qualificação.

Um dos objetivos deste eixo é “promover a qualificação académica e profissional, bem como as condições de empregabilidade da comunidade (…), tanto de jovens à procura do primeiro emprego como de adultos desempregados”, explicou a coordenadora do CLDS de Aldoar, Neusa Rocha, ao Boas Notícias.

Além de encaminhar os utentes, consoante os seus casos individuais, para cursos profissionais ou centros de formação certificados, o CLDS realiza também ações de formação de curta duração e gratuitas para reforçar as competências dos utentes.

Image and video hosting by TinyPic“Por exemplo, tínhamos algumas mulheres desempregadas com experiência em limpezas e outras em costura, por isso realizámos cursos nessas áreas para reforçar essas mesmas competências”, explica a coordenadora.

Reforçar competências das famílias

Um outro eixo do CLDS de Aldoar assenta na intervenção familiar e parental promovendo atividades lúdicas e pedagógicas que reforçam as capacidades das famílias ao nível do relacionamento interpessoal e de uma parentalidade responsável.

Nesta área, têm sido realizados, por exemplo, cursos de gestão doméstica que ensinam a reaproveitar restos de comida mostrando que é possível usar cascas de batata para fazer bolinhos, ou cascas de abóbora para fazer um bolo. Este curso fornece ainda dicas sobre gestão de dinheiro ou cuidados a ter com a habitação e a prevenção de acidentes domésticos .

Segundo a coordenadora do projeto, as pessoas têm mostrado interesse pelas atividades do CLDS de Aldoar, porque além de “ir ao encontro dos interesses e vontades das pessoas”, está “sediado no centro do Bairro de Aldoar, o que o torna parte integrante das dinâmicas locais”.

Projeto já chegou a 500 pessoas

Desde 2011, data em que o CLDS transitou do Centro Social São Martinho de Aldoar para a Associação de Ludotecas do Porto (ALP), o projeto já chegou a 500 pessoas e “tem tido uma aceitação positiva”, embora Neusa Rocha queira ir mais longe uma vez que “ainda não se conseguiu chegar a toda a população que se pretende”.

Image and video hosting by TinyPic
Aula sobre reaproveitamento de restos alimentares

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social são promovidos pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social em parceria com as autarquias e várias Instituições Particulares de Solidariedade Social. 

Clique AQUI para visitar o Facebook das Associações de Ludotecas com várias fotos das iniciativas do CLDS de Aldoar.

* Edição de Patrícia Maia

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub