Em Destaque Sociedade

AJU lança projeto social Mercearia do Bairro

Projeto apoia 185 famílias carenciadas do Concelho de Cascais
Versão para impressão
por redação

Na sequência do trabalho desenvolvido e com o objetivo de criar respostas e projetos que contribuam para uma maior dignificação das pessoas acompanhadas, a Fundação AJU – Jerónimo Usera criou recentemente uma Mercearia Social, para dar resposta a 185 famílias, valor correspondente a 400 pessoas.

Aberta todos os dias das 14h30 às 17h30, a Mercearia do Bairro pretende ser um espaço acolhedor onde as famílias podem escolher os bens alimentares, de bebé, de higiene e de limpeza que necessitam, dando-lhes uma maior liberdade na escolha e permitindo igualmente a redução do desperdício alimentar. O maior objetivo passa por promover a lógica de autonomia, dignidade e empoderamento de cada família.

Através do atendimento de ação social são atribuídos a cada família um conjunto de pontos, calculados com base nos rendimentos e agregado familiar, que serão trocados por produtos à escolha.

Os produtos disponibilizados são provenientes do Banco Alimentar contra a Fome, do Programa Cascais mais Solidário da Câmara Municipal de Cascais, recolhas em Hipermercados e Zero Desperdício.

De acordo com a Presidente da AJU, Ana Tojal, “a aceitação tem sido muito positiva e com a entrega personalizada às necessidades de cada família, cada uma tem levado apenas os bens de que necessita, o que reduz o tempo de espera nas distribuições alimentares. Pretendemos com este projeto criar uma maior autonomia e autoestima nas famílias acompanhadas e aumentar o grau de satisfação das mesmas nesta resposta.”

Simultaneamente são desenvolvidas sessões de formação quer ao nível da gestão doméstica para apoiar as famílias na gestão do seu orçamento mensal quer ao nível da sensibilização/promoção de estilos de vida saudável através de uma alimentação equilibrada.

Para a implementação da Mercearia do Bairro, a AJU contou ainda com o apoio da Paróquia de Cascais, Grupo Jerónimo Martins (estanteria e equipamento frio) e Grupo Sonae (alimentos).

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub