Mundo

Águia alvejada ganha bico restaurado pela tecnologia

Beauty era uma águia de cabeça branca comum até que, durante uma manhã de caça, no Alasca, em 2005, um caçador furtivo disparou contra o seu bico, deixando-o praticamente destruído. Porém, um bico biónico inovador devolveu a esta ave de rapina a capa
Versão para impressão
Beauty era uma águia de cabeça branca comum até que, durante uma manhã de caça, no Alasca, em 2005, um caçador furtivo disparou contra o seu bico, deixando-o praticamente destruído e tornando simples tarefas como comer ou beber água um grande desafio para a ave. No entanto, um bico biónico inovador devolveu a esta ave de rapina a autonomia e a capacidade de caçar.

Depois de ser alvejada, Beauty foi acolhida por uma associação sem fins lucrativos, a Birds of Prey Northwest, em Idaho (EUA), onde recebeu tratamento. Numa primeira fase, a águia, que perdeu a parte de cima da mandíbula do seu bico, tinha de ser alimentada através de um tubo mas, mais tarde, quando a sua saúde melhorou, podia já ingerir alimentos sólidos, embora com o auxílio de “fórceps”.

No entanto ao contrário do que se esperava, após o período de recuperação, o bico de Beauty não voltou a crescer porque o osso estava muito danificado, o que tornava impossível o seu restabelecimento. Jane Fink Cantwell, especialista em pássaros carnívoros, pediu a opinião a vários especialistas, mas a resposta de todos foi unânime: a águia devia ser abatida para acabar com o seu sofrimento.

Mas Jane não desistiu e continuou a procurar soluções para o problema de Beauty. Em 2008, quando fazia uma apresentação numa escola sobre a situação da águia, a tão esperada resposta chegou. A assistir à apresentação estava o engenheiro mecânico, Nate Calvin, e as suas duas filhas, que ficaram sensibilizados com a história de Beauty e decidiram ajudar.

Calvin construiu, através de um molde feito a partir do bico de Beauty introduzido num programa 3D, uma prótese para o bico da águia. Socorrendo-se de uma vasta equipa, que contou com engenheiros e até com o seu dentista, o especialista colocou-a, depois, numa montagem feita de titânio que foi introduzida no que restava do bico de Beauty.

Os esforços acabaram por ser recompensados e, pela primeira vez em vários anos o animal pode agora beber água e alimentar-se sem precisar de ajuda.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório