Saúde

Águas termais benéficas para respirar melhor

Os tratamento termais podem ser uma boa alternativa para as doenças respiratórias típicas do Inverno. Em vez dos remédios ou tratamentos por vezes mais agressivos em meios hospitalares, as águas termais podem ser benéficas especialmente para as
Versão para impressão
Os tratamento termais podem ser uma boa alternativa para as doenças respiratórias típicas do Inverno. Em vez dos remédios ou tratamentos por vezes mais agressivos em meios hospitalares, as águas termais podem ser benéficas especialmente para as crianças já que não causam dor nem incómodos.

De acordo com o diretor clínico das Termas de Monte Real, Frederico Teixeira, os tratamentos com águas termais  pode ser feito “em qualquer idade, desde que haja indicação terapêutica e a criança consiga fazê-los”.

“A partir dos quatro anos as crianças já conseguem colocar os inaladores e estar sossegadas durante os quinze minutos do tratamento”, explicou ao Correio da Manhã.

Os tratamentos termais visam a curto-prazo diminuir os processos inflamatórios e congestivos que acompanham a sinusite congestiva com obstrução e escorrências do nariz.

Outro objetivo, mais lento e a longo prazo, consiste em interferir com os processos imunológicos que favorecem a diminuição das defesas locais da mucosa respiratória, a sua fragilidade em reagir e que facilitando os processos infecciosos víricos ou bacterianos.

Efeitos prolongados até três meses
De acordo com o mesmo responsável, que é também consultor da Direcção Geral de Saúde e professor catedrático de Terapêutica Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o efeito dos tratamentos prolonga-se por três meses.

Apresenta-se também como benéfico por evitar a repetição das inflamações e do congestionamento das vias respiratórias que causam por vezes “alterações dos ossos do rosto e da ventilação, desvios do septo, surdez progressiva e atraso no crescimento”, além de evoluírem para bronquites crónicas e asma.

Para Frederico Teixeira, as mais indicadas são as águas hipertónicas (cloretadas e bicarbonatadas ou sulfatadas) e as águas sulfúreas, que existem nas termas de Monte Real e Caldas da Rainha.

A tosse, rouquidão, o nariz entupido ou a pingar, dores no peito e de garganta e dificuldade em respirar podem assim ter outra solução igualmente benéfica.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório