Sociedade

Água com qualidade em 98% das torneiras

A qualidade da água que sai nas torneiras dos portugueses continua a melhorar e em 2009 o cumprimento dos valores paramétricos estipulados atingiu 97,91%, anunciou esta quinta-feira o presidente da entidade reguladora do setor o presidente da Entidad
Versão para impressão
A qualidade da água que sai nas torneiras dos portugueses continua a melhorar e em 2009 o cumprimento dos valores paramétricos estipulados atingiu 97,91%, anunciou esta quinta-feira o presidente da entidade reguladora do setor o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), Jaime Melo Baptista.

Em conferência de imprensa garantiu que Portugal está ao nível de outros países da Europa ocidental “melhor posicionados” no que respeita à qualidade da água para consumo humano e que “98 por cento é um bom valor em qualquer parte do mundo”.

A situação conseguida está perto da meta traçada de 99% de cumprimento do conjunto de parâmetros em 2013.

Os casos de incumprimento registam-se em zonas rurais, com populações de menor dimensão e onde “é mais difícil” gerir os sistemas de abastecimento de água. Estes casos estão a ter a atenção da entidade reguladora na procura de soluções, que podem passar pela associação de municípios.

No que respeita ao abastecimento cobre 94% da população contra 82% em 1994. O objetivo é chegar aos 95%.
 
A preocupação da ERSAR centra-se no saneamento de águas, onde Portugal está mais longe da meta definida de 90% para atingir em 2013. Atualmente, o saneamento com tratamento adequado de águas residuais está nos 70%.
 
A percentagem de análises realizadas à água para consumo humano face às exigências legais passou de 99,29% em 2008 para 99,84% no ano passado e totalizou 700 mil.

Melo Baptista fez um balanço da decisão de tornar obrigatória a desinfeção da água, a partir de Janeiro de 2009. Quase um ano depois, o número de incumprimentos dos valores dos parâmetros microbiológicos diminuiu 25% o que, para o presidente da ERSAR, reflecte a importância da desinfecção como processo de tratamento obrigatório.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório