Inovação e Tecnologia

Agricultores podem simular custos da água online

NULL
Versão para impressão
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) lançou na Internet uma ferramenta que permite simular os consumos de água para rega e os custos associados para os agricultores de regadio daquela zona.

O Simulador de Tarifários de Rega, está disponível desde hoje no endereço www.edia.pt e "está preparado para calcular o custo associado aos consumos de água, consoante a localização e tipo de fornecimento, o ano de instalação da cultura, o volume ou a cultura prevista e a respetiva área beneficiada", explica um comunicado da entidade responsável pela iniciativa.

Para utilizar a ferramenta, o utilizador "tem que selecionar a origem de água", mencionando se esta provém de uma albufeira ou do aproveitamento hidroagrícola. Dada essa indicação, os cálculos "podem ser gerados através de duas formas, nomeadamente inserindo o consumo de água estimado ou, em alternativa, a cultura e a área de cultivo previstas".

Os valores fornecidos, adianta a EDIA, incluem a redução estipulada para os primeiros sete anos após a entrada em funcionamento do respetivo perímetro de rega, bem como a Taxa de Recursos Hídricos (TRH).

A empresa ressalva, contudo, que "os dados disponibilizados, bem como os resultados da sua aplicação, constituem informação meramente indicativa, não vinculando nem a EDIA enquanto entidade gestora, nem o utilizador enquanto beneficiário".

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub