Mundo

Agricultor chinês cria as suas próprias mãos protéticas

Sun Jifa recusou desistir de se tornar independente e criou as suas próprias mãos protéticas. O agricultor chinês, que perdeu as duas mãos numa explosão, criou duas próteses de metal para poder continuar a assegurar o alimento à sua família.
Versão para impressão
Sun Jifa, de 51 anos, quis continuar independente e criou as suas próprias mãos protéticas. O agricultor rural chinês, que perdeu as duas mãos há cerca de 10 anos, numa explosão, criou duas próteses de metal para poder continuar a assegurar o alimento à sua família.

Ao longo de oito anos, Sun Jifa empenhou-se em criar vários protótipos de mãos, tendo finalmente chegado ao modelo final, feito de restos de materiais de sucata. As próteses estão adaptadas à forma do seu antebraço, são articuladas e deram-lhe de novo a chance de pegar numa enxada, comer com talheres e pegar ao colo a sua neta.

“Sobrevivi [à explosão] mas fiquei sem mãos e não tive possibilidade de pagar por umas novas artificiais que o hospital me quis vender – por isso decidi criar as minhas próprias [mãos]”, explicou o agricultor ao jornal online croata Croatian Times.

“Controlo-as com os movimentos do meu cotovelo e consigo trabalhar, amar normalmente e alimentar-me, tal como qualquer outra pessoa”, explica Sun Jifa, que admite que o único problema que encontra na sua invenção é o material que teve de utilizar para construí-las.

Por ser de metal, as mãos são pesadas e sobreaquecem quando expostas ao calor ou gelam quando estão em contacto com baixas temperaturas. Apesar disso, o agricultor está contente com as novas mãos e com a chance de fazer a sua vida sem a ajuda de outras pessoas.

Depois da sua criação, Sun Jifa está a planear desenvolver novos membros protéticos para devolver as capacidades a outras pessoas que também tenham perdido os seus membros.

O agricultor chinês perdeu as duas mãos quando estava a criar uma bomba para a prática de pesca em explosivos, na província chinesa de Jillin. O engenho explodiu antes do tempo previsto.

Clique AQUI para ver a galeria de fotografias do jornal britânico The Telegraph dedicada a Sun Jifa.

 

Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Carla Neves

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub