Sociedade

Administração local abre 1330 estágios em janeiro

É um número recorde de vagas para estágios na Administração Local. A partir de dia 24 de janeiro abrem as candidaturas para 1330 estágios profissionais dirigidos a jovens entre os 18 e os 30 anos, anunciou hoje a secretaria de Estado. O ano passado f
Versão para impressão
É um número recorde de vagas para estágios na Administração Local. A partir de dia 24 de janeiro abrem as candidaturas para 1330 estágios profissionais dirigidos a jovens entre os 18 e os 30 anos, anunciou hoje a secretaria de Estado. O ano passado foram colocados 915 jovens e em 2007 e 2008 apenas 500.

Em comunicado de imprensa, a secretaria de Estado da Administração Local anunciou que o período de apresentação de candidaturas para a 4ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) decorre entre 24 de janeiro a 4 de fevereiro. As candidaturas devem ser feitas online, através do site www.portalautarquico.pt.

O programa destina-se a ” jovens licenciados, desempregados, à procura do primeiro emprego ou à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação”, explica a secretaria de Estado à agência Lusa.

As vagas oferecidas vão desde turismo, ciências da comunicação, educação, direito, desporto, arquitetura, serviço social, geografia, engenharias (civil, informática, mecânica), gestão, entre outras.

Pela primeira vez, afirma ainda a secretaria de Estado, “vão existir estágios no setor empresarial local” e os municípios podem definir o local do estágio noutras entidades, como instituições particulares de solidariedade social, empresas, escolas, entre outros.

Guimarães: município com mais ofertas

Os estagiários licenciados vão receber uma bolsa correspondente a dois salários mínimos (atualmente o salário mínimo nacional é de 450 euros), ao passo que os estagiários de formação técnico-profissional recebem uma bolsa correspondente a um salário mínimo e meio.

Segundo a listagem de vagas para o PEPAL publicada no Diário da República, na semana passada, Guimarães é o município que oferece mais estágios, com um total de 31 vagas, seguido da Lousada que oferece 22 vagas. O Norte tem 485 ofertas de estágios profissionais, a região centro tem 515, a Grande Lisboa 10, o Alentejo 319 e o Algarve apenas uma.

[Notícia Sugerida pelo utilizador Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub