Ambiente

Açude insuflável construído no rio Sorraia

Vai nascer no rio Sorraia um açude insuflável que permitirá criar um reservatório de água doce com capacidade para irrigar 20 mil hectares. A infraestrutura irá ser construída pela Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira
Versão para impressão
Vai nascer no rio Sorraia um açude insuflável que permitirá criar um reservatório de água doce com capacidade para irrigar 20 mil hectares. A infraestrutura irá ser construída pela Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.

O diretor executivo daquela associação, Joaquim Madaleno, explicou à agência Lusa que este “sistema insuflável irá permitir o aproveitamento da água doce, impedindo que se misture com a água salgada, que em anos muitos secos prejudicava as culturas”.

A obra de construção deverá arrancar no verão de 2011 e está orçada em cinco milhões de euros, permitindo a irrigação de 14 mil hectares de cultivos nos terrenos dos agricultores da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira e mais seis mil hectares na zona entre o Sorraia e Alcochete.

Foi ainda apresentada uma das estações elevatórias de água para os agricultores que monitoriza os níveis de água e de fertilizantes do solo até aos 60 centímetros.

Este sistema impede a lixiviação dos solos (solubilização dos constituintes químicos nos terrenos) e garante que as culturas recebem apenas a quantidade de fertilizantes de que necessitam para a cultura daquela época.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório