Sociedade

Açores: Skype aproxima idosos de famílias emigradas

Foi apresentada, esta terça-feira, na ilha açoriana de São Jorge, a Ludoteca Sénior, um projeto-piloto cujo objetivo é combater a solidão e o isolamento dos idosos, proporcionando, através do Skype, o contacto com as famílias que estão fora do país.
Versão para impressão
Foi apresentada, esta terça-feira, na ilha açoriana de São Jorge, a Ludoteca Sénior, um projeto-piloto cujo objetivo é combater a solidão e o isolamento dos idosos, proporcionando, através de vídeochamadas feitas com recurso ao Skype, o contacto com as famílias que se encontram fora do país.
 
“Nós sabemos que a melhor forma de combater o isolamento é a comunicação, é o contacto. É a melhor maneira de quebrar o isolamento”, realçou a Secretária Regional da Solidariedade Social dos Açores, Piedade Lalanda, que deu a conhecer este novo projeto. 
 
Segundo um comunicado do governo dos Açores, a Ludoteca Sénior, que começou a funcionar, pela primeira vez, no Centro Social e Paroquial de Santo Antão, “é uma carrinha com material lúdico, livros e uma ligação Skype, que percorrerá as freguesias mais rurais, dando a possibilidade aos idosos mais isolados de contactar os seus familiares emigrados e de passar parte do seu tempo”. 


 

Na apresentação desta nova iniciativa, uma idosa de São Jorge (na foto acima) teve, por exemplo, a oportunidade de ver e falar, através do Skype, com a família que está emigrada no Canadá.
 
Para Piedade Lalanda, este projeto governamental é uma “boa oportunidade” para os idosos que estão mais isolados na ilha. “A grande novidade não é só falar com a família, é ver a família”, frisou a responsável, salientando que o Skype possibilita uma “aproximação visual” e permite “recordar e ver” os familiares que estão longe. 
 
A secretária regional garantiu ainda que o governo açoriano planeia estender esta nova resposta social a “outros lugares dos Açores”, em especial aqueles onde “os idosos ficam mais sozinhos” e “não saem tanto de casa”, pode ler-se na mesma nota de imprensa. 
 
A iniciativa, cujo arranque assinala também o Dia Internacional do Idoso, conta com a parceria da Fundação Portugal Telecom, tendo a secretária regional destacado o sentido de responsabilidade social da empresa.

Notícia sugerida por Ana Isabel Veríssimo

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub