Cultura

Açores: Governo reabilita Casa Manuel de Arriaga

Esta quinta-feira, dia 1 de julho, o Governo Regional dos Açores assina o contrato que estabelece o arranque das obras de recuperação da casa onde nasceu e viveu Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República português.
Versão para impressão
Na próxima sexta-feira, dia 2 de julho, o Governo Regional dos Açores assina o contrato que estabelece o arranque das obras de recuperação da casa onde nasceu e viveu Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República português.

De acordo com o anúncio do próprio Governo Regional, emitido na passada terça-feira, serão investidos 900 mil euros na reabilitação do Solar dos Arriagas, localizado na Horta. Construída na primeira metade do século XIX, foi a residência de Manuel de Arriaga até aos seus 18 anos.

“O Governo dos Açores pretende que a Casa Manuel de Arriaga seja um espaço de evocação da memória do seu patrono e dos ideais e valores da República”, esclareceu o executivo regional, numa nota oficial emitida já em janeiro, aquando da conclusão do projeto de reabilitação.

O projeto de arquitectura e especialidades da obra foi elaborado pelo Gabinete de Arquitectos Rui Pinto e Ana Robalo. A intervenção de recuperação do edifício atualmente em ruínas deverá estar concluída no prazo de 240 dias.

“A recuperação e reabilitação deste imóvel, classificado como Imóvel de Interesse Público (…) assim como o projeto de museologia, restituirão aos faialenses e açorianos em geral um espaço que, para além de evocar a memória de Manuel de Arriaga, significará também um território de reflexão dos ideais republicanos e de sensibilização para os valores da cidadania”, refere o executivo açoriano em comunicado.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório