Cultura

Açores: Festas candidatas a Património da UNESCO

As Festas do Divino Espírito Santo dos Açores estão a preparar a candidatura para Património Imaterial da Humanidade, a ser entregue à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Versão para impressão
As Festas do Divino Espírito Santo dos Açores estão a preparar a candidatura para Património Imaterial da Humanidade, a ser entregue à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Maria Norberta Amorim, promotora da iniciativa, acredita que a força dos açorianos pode ajudar a obter a distinção.

De acordo com a Agência Lusa, a decisão da candidatura foi tomada no V Congresso Internacional sobre as Festas do Divino Espírito Santo, que decorreu este sábado em Angra do Heroísmo.

Durante o evento, foi lançado o repto para que os investigadores presentes contribuíssem para a candidatura, na medida em que esta precisa ser bem preparada para que não sofra o mesmo destino da candidatura anterior, feita há dez anos: a rejeição.

As festividades que não se limitam ao território açoriano, estendendo-se a todas as comunidades de emigrantes pelo mundo, pretendem, agora, ser divulgadas, através da candidatura.

A antropóloga Antonieta Costa e a Direção Regional das Comunidades juntam-se aos investigadores na iniciativa que se acredita ter “todos os ingredientes para (…) ser uma referência no Panorama do Património Imaterial da Humanidade”, referiu Graça Castanho, diretora regional.

As Festas do Divino Espírito Santo decorrem, habitualmente, nas sete semanas após a Páscoa e caracterizam-se por uma coroação nas igrejas, seguida de um almoço no qual se distribui carne, vinho, pão ou massa.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório