Saúde

Açores: famílias vão ter “enfermeiro de família”

Na sequência da expansão, remodelação e inauguração de novos espaços dedicados aos cuidados de saúde no Centro de Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, o Governo Regional dos Açores lançou o "enfermeiro de família", uma nova figura para a prestaçã
Versão para impressão
Na sequência da expansão, remodelação e inauguração de novos espaços dedicados aos cuidados de saúde no Centro de Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, o Governo Regional dos Açores lançou o “enfermeiro de família”, uma nova figura para a prestação de mais e melhor apoio médico aos utentes.

Segundo “um projeto que nasce dos enfermeiros e da sua prática alicerçada na assistência direta aos cidadãos”, foram criadas equipas, distribuídas famílias e definidos horários para que a nova figura possa exercer funções.

Além disso, os gabinetes de enfermagem do Centro de Saúde de Vila Franca foram concebidos de modo a permitirem a prestação de “cuidados globais” aos diversos membros de cada agregado familiar, independentemente da idade.

Em declarações à agência Lusa, o secretário regional da Saúde, Miguel Correia, mostrou-se confiante quanto à iniciativa: “Não podemos ter dúvidas de que este novo modelo se traduzirá numa melhoria dos cuidados de saúde e que ao atuar na prevenção da doença implicará, também, uma diminuição das urgências e tratamentos”.

O Governo Regional investiu cerca de um milhão de euros na ampliação da área afeta ao atendimento permanente do Centro de Vila Franca de Campo, com crescimento das salas de emergência e de observação, e na introdução de alterações nos gabinetes para poderem assegurar melhores condições de resposta à saúde familiar.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório