Sociedade

Açores: apoio extra para agricultores

Considerando as condições climáticas adversas do passado ano agrícola, o Governo Regional dos Açores anunciou esta quarta feira a atribuição de um apoio extraordinário de cerca de um milhão de euros aos agricultores que registaram perdas de rendiment
Versão para impressão
Considerando as condições climáticas adversas do passado ano agrícola, o Governo Regional dos Açores anunciou esta quarta feira a atribuição de um apoio extraordinário de cerca de um milhão de euros aos agricultores que registaram perdas de rendimentos e produção.

Tendo em conta as quase duas centenas de explorações que foram alvo de danos materiais significativos, Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura, declarou à agência Lusa que “este apoio tem o objetivo claro de restabelecer o potencial produtivo na região e, de uma forma mais acentuada, compensar perdas relevantes de produção. O montante global que prevemos que possa ser afeto ronda um milhão de euros”.

A elevada precipitação e humidade trouxeram “dificuldades e atrasos no processo normal de produção de várias culturas”, sobretudo na produção forrageira, de bananas, uvas e mel, “, que sofreram “quebras muito significativas”, frisou Noé Rodrigues.

Por isso, o apoio extraordinário hoje anunciado “destina-se fundamentalmente à área da diversificação, com o intuito de restabelecer o potencial produtivo na região e compensar perdas relevantes de produção”, referiu o governante.

Contudo, a percentagem de comparticipação a cada agricultor não está ainda definida, sendo que a portaria que cria esta medida foi enviada terça feira para as organizações de produtores para “recolha de contributos”.

Os interessados em solicitar este apoio devem fazê-lo até ao final do mês de dezembro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório