Cultura

Achado auto-retrato escondido em pintura de Rembrandt

NULL
Versão para impressão
Parece tornar-se comum encontrar pinturas escondidas sob outras pinturas de grandes artistas da história mundial. Depois de se ter encontrado uma nova obra de Goya sob um quadro do pintor espanhol, desta vez foi um auto-retrato de Rembrandt que foi descoberto sob uma outra obra do pintor do século XVII.

A descoberta foi feita quando se procedia a uma análise de raio-X de um dos quadros de Rembrandt intitulado “Ond Man with a Beard”. O professor Janssens que fez o scan acredita que esta descoberta deixa em aberto grandes questões. “Quais os projetos que Rembrandt acabou? Quais terá ele terminado? Quantas serão aquelas que ele terá recomeçado por mudar de ideias?”, avançou à BBC.

A técnica de Espectrometria de fluorescência de raio-X foi feita no Laboratório Nacional Brookhaven, em Nova Iorque. Com este método foi possível mapear os diferentes elementos químicos presentes na imagem, revelando assim a imagem escondida. Apesar de não serem reconhecíveis pormenores, os especialistas acreditam que o retrato é de 1633 e representa Rembrandt.

“O retrato [escondido] parece ser um trabalho mais antigo. Por isso, documenta um pouco melhor como funcionava Rembrandt no seu período mais inicial”, explicou à BBC, Koen Janssens, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica. Existe ainda uma cópia deste retrato que os historiadores pensam ter sido feita por um dos alunos do artista no seu estúdio.

[Notícia sugerida por Elsa Martins e Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório