Ambiente

Ação de limpeza juntou 400 pessoas na Ria Formosa

Uma ação de limpeza da Ria Formosa juntou mais de 400 pessoas, este fim-de-semana, em Faro. A iniciativa "Limpar a Ria Formosa" teve como objetivo a remoção de lixo da ria, dunas e praias, para requalificar a zona e proteger a biodiversidade.
Versão para impressão
Uma ação de limpeza da Ria Formosa juntou mais de 400 pessoas, este fim-de-semana, em Faro. A iniciativa “Limpar a Ria Formosa” teve como objetivo a remoção de lixo da ria, dunas e praias, para requalificar a zona e proteger a biodiversidade.

Os voluntários e os membros das coletividades e associações locais percorreram a ria desde o centro náutico da praia de Faro, passando depois pelas zonas de área protegida.

A apanha de lixo neste local é já uma tradição, visto que a iniciativa tem vindo a ser organizada ao longo dos anos pela equipa de Desporto e Juventude da câmara municipal e conta com a ajuda de todos os habitantes, juntando centenas de pessoas, entre as quais muitos alunos das escolas das imediações.

Segundo o site oficial da câmara municipal de Faro, o objetivo desta limpeza foi remover “resíduos abandonados pelos cidadãos” que, “para além de inestéticos e negativos para o turismo e a saúde humana, causam vários problemas à biodiversidade.”.

Para além da requalificação desta zona, a ação pretendeu também sensibilizar os mais jovens para a manutenção de uma zona limpa e para as práticas ambientais.

A presença de lixo na Ria Formosa afeta a vida marinha e terrestre, registando-se casos de animais presos em garrafas ou de aves, mamíferos marinhos e tartarugas que ingerem restos de plástico. A iniciativa conjunta procurou alterar esta realidade com ajuda de todas as pessoas e representes locais.

A Ria Formosa é uma das zonas ambientais mais importantes do país que abriga várias espécies raras. Com o estatuto de Parque Natural, é o habitat de várias aves provenientes do norte e centro da Europa, que vêm a Faro para o período de nidificação.
 

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub