Saúde

Ação contra obesidade infantil gratuita para escolas

O projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" quer aumentar o consumo de fruta na infância, a começar pelas escolas lusas. E tudo indica que sabe como: em 2015 registou uma subida de 42% no consumo de fruta no lanche escolar em Portugal.
Versão para impressão
O projeto "Heróis da Fruta" quer aumentar o consumo de fruta na infância, a começar pelas escolas. E tudo indica que sabe como: em 2015 registou uma subida de 42% no consumo de fruta no lanche escolar em Portugal. Este ano, o projeto estende-se a todas as escolas do 1.º ciclo e jardins de infância.

Segundo a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), 74% das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada, havendo ainda 7% que não consome qualquer porção de fruta diariamente. Esta carência nutricional tem efeitos prejudiciais para a saúde, tais como a redução dos níveis de energia, concentração, aprendizagem e das defesas do organismo.

O resultado são crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2. Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afectadas por esta epidemia mundial: uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso.

"Está comprovado com os resultados das edições anteriores que a aplicação do modelo pedagógico dos heróis da fruta aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam", diz Mário Silva, presidente e fundador da APCOI. "Nas últimas edições tivemos participações de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país".

Modelo chave -na-mão em todas as escolas do 1.º ciclo

Para a sua 6.ª edição (ano letivo 2016-2017), o projeto quer estender a iniciativa a todas as escolas de 1.º ciclo e jardins de infância de todas as regiões do país. De acordo com a APCOI, até à data o programa já envolveu 236.227 alunos de todos os concelhos do país.

"Trata-se de um modelo chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino poderá colocar em prática de uma maneira simples e eficaz", acrescenta.

O programa, uma iniciativa da APCOI, é gratuito e está aberto a todas as escolas interessadas. As inscrições terminam a 14 de Outubro e podem ser feitas por telefone (210961868) ou no site do projeto. Quando uma escola faz a sua inscrição, obtém acesso aos materiais pedagógicos de que precisa, sem qualquer custo.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub