Saúde

Açafrão ajuda a combater mosquito da dengue

Investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, revelaram, esta semana, que existe uma substância presente no açafrão que pode ajudar no combate à dengue. Esta substância, a curcumina, destrói o intestino das larvas do mosquito, morrend
Versão para impressão
Investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, revelaram, esta semana, que existe uma substância presente no açafrão que pode ajudar a eliminar o mosquito da dengue. Esta substância, a curcumina, destrói o intestino das larvas do mosquito, fazendo com que morram em pouco tempo.

Para combater os mosquitos que causam esta patologia, basta apenas colocar um pouco de açafrão nos locais onde estes insetos se reproduzem, como por exemplo pratos e vasos de plantas.

Desta forma, as larvas ingerem a substância, morrendo pouco tempo depois. A curcumina “matou, em apenas duas horas, as larvas que estavam diretamente expostas ao sol”, explicou ao jornal Globo uma das responsáveis pela investigação, Larissa Souza.

Esta investigadora acrescentou à mesma publicação que as larvas que estavam em locais com sombra morreram em 24 horas.

O próximo passo da pesquisa é aplicar o pó nos quintais das casas para descobrir qual é a quantidade certa de açafrão que se deve colocar para combater o mosquito.

A curcumina é uma substância presente no açafrão e que dá o tom laranja a esta especiaria e que a ciência tem provado ser eficaz no combate a várias infeções, tal como noticiou o Boas Notícias.

A investigação, que também foi conduzida por Vanderlei Bagnato, vai ser testada fora das residências privadas, nas ruas das cidades, brevemente, embora a equipa ainda esteja à espera da autorização das entidades governamentais.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório