Ambiente

Abrantes em projeto europeu para produção de biogás

NULL
Versão para impressão
Abrantes integra um grupo de cinco cidades europeias que está a desenvolver um projeto de produção de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos e de utilização do gás resultante para alimentar a rede de gás natural.

O projeto chama-se Urbanbiogas e teve início em Maio, mas só esta semana foi apresentado na cidade portuguesa, no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa. O objetivo é preparar cinco cidades-piloto europeias para o aproveitamento de resíduos sólidos com vista à produção de biogás.

Além de Abrantes, o Urbanbiogas contará com a participação das cidades de Zagreb, na Croácia, Rzeszów, na Polónia, Graz, na Áustria, e Valmiera, na Letónia.

De acordo com os representantes das várias cidades, a valorização energética de resíduos urbanos vai permitir apresentar “preços competitivos dentro de dois anos”. O biogás produzido poderá ser utilizado como combustível para transportes e mesmo ser introduzido na rede de gás natural.

Os responsáveis do projeto destacaram que pretendem “integrar a produção de biometano no mercado da energia” e “cativar outras regiões para a produção deste vetor energético renovável”. Com o Urbanbiogas, esperam conseguir contribuir para que em 2020 cerca de 70% dos atuais resíduos orgânicos urbanos inexplorados sejam valorizados em termos energéticos.

A produção de biogás é, no entender dos mentores, uma oportunidade para usar eficazmente as energias renováveis nas áreas urbanas.

O projeto será apoiado, em paralelo, pela organização de mais de 130 eventos, incluindo workshops, encontros de trabalho, visitas de estudo e intercâmbios entre as cinco cidades envolvidas.

A estimativa de investimento é de 17 milhões de euros, mas os responsáveis pelo Urbanbiogas já afirmaram que esperam, numa fase pós-projeto, por uma “segunda vaga de pelo menos mais 15 cidades europeias” a aderir ao conceito.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório