Emprego e Poupança

ABC da Poupança: POUPAR nos momentos de lazer

NULL
Versão para impressão
Image and video hosting by TinyPicOlá e muito boa Páscoa a todos! Hoje vamos falar das nossas atividades lúdicas, como podemos fazer muito gastando pouco ou mesmo nada, como podemos divertir-nos sem pesos na consciência nem na carteira!
 
– Então, para os amantes de cinema lembre-se que a biblioteca da sua zona tem, para além de livros,  CD's e DV's que pode levar para casa a custo zero. Assim, faça uma fantástica sessão cinematográfica! Comece por fazer estalar milho numa panela velha, acrescente sal, açucar e canela, ou mel,… apague as luzes, sente-se confortavelmente no sofá com as suas pipocas e veja um filme, ou dois!

– Gosta de ler? Que tal inscrever-se numa comunidade de leitores? E se não existir nenhuma na sua zona que tal criar uma? Normalmente as juntas de freguesia e câmaras municipais agradecem iniciativas e até as apoiam. Os livros sugeridos pode sempre ir buscá-los à biblioteca ou trocá-los com os restantes membros e amigos.

– Gosta de sair à noite mas tem que ficar com os miúdos? Combine com amigos chegados que têm a mesma situação e à vez ficam cada um com os filhos dos outros de forma a que todos possam premiar-se com uma agradável saída noturna para arejar as ideias.

– Jantar fora com os amigos é algo que não quer prescindir? Aqui fica esta ideia: combinem fazer jantares em casa de cada um do grupo de amigos à vez sendo que cada um leva algo para a mesa comum.

– E se estiver bom tempo adapte o programa para um pic-nic! Desta forma diverte-se sem gastar nem demasiado tempo com preparativos, arrumações e limpezas, nem demasiados gastos! Quando optar pelos pic-nics leve jogos consigo: bolas, raquetes, jogos tradicionais tais como sacas, cordas, etc.. e garanta um dia inteiro de diversão.

– Associe-se a clubes desportivos, culturais, sociais ou profissionais e veja as vantagens de fazer parte. É frequente organizarem eventos onde tem descontos ou possa mesmo participar gratuitamente. Informe-se! 
Há uma série de atividades que se forem reservadas para um grupo garantem preços muito mais baixos, por exemplo: passeis de barco, descidas de rio, sliding, espeleologia, paintball, etc…

– Para os amantes da natureza, faça caminhadas em grupo! Sabe que a maioria são de graça?! E as que não são pedem-lhe um pequeno 'fee' para o seguro e pouco mais? (eis alguns grupos com os quais costumo sair: SAL- Sistemas de AR Livre, Clube Natura, FAPAS – observação de aves).

– Ande de bicicleta, vá descobrir zonas que não tem tempo de ver quando anda de carro, conheça, encha-se de vida e energia.

– Sabe que há muitas atividades culturais que pode fazer sem gastar dinheiro?! Basta visitar o Roteiro à Borla do Boas Notícias para encontrar muitas sugestões. No entanto, se estiver a par com a câmara municipal ou junta de freguesia da sua zona vai ficar espantado com tanto que há para fazer a preço reduzido ou a custo zero! Informe-se, envolva-se e participe!

– Gosta de animar as suas noites convidando amigos? Organize noites de jogos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas… e divirta-se!

– Dedique-se a projetos que possa desenvolver em casa: recuperar um carro antigo, fazer bricolage, ou qualquer outro passa-tempo que lhe dê prazer! Eu, por exemplo, recupero pequenas peças de mobiliário…

– Se é dos que gosta de sair para ver um espetáculo ou ouvir música deixo-lhe uma sugestão da qual tenho conhecimento e uso: o cinema City em Alvalade promove entre outras coisas, lançamento de bandas e stand-up comedy (http://www.cinemacity.pt/).
 
Estou certa que se  puser em prática 50% das sugestões que aqui lhe apresento tem garantidas saídas e diversão para muito e muito tempo! Muitas vezes as únicas coisas que precisamos de ter são vontade e imaginação. O resto vem por acréscimo.

Por isso, para aqueles que pensam que diversão é sinónimo de gastos, deixo-lhe este desafio e ainda proponho que partilhe connosco o que descobrir! VIVA a vida em pleno, esqueça pré-noções, abra a sua mente e descubra as muitas oportunidades que tem à sua volta!

[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Créditos e RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório