Emprego e Poupança

ABC da Poupança: Por onde Começar?

NULL
Versão para impressão
De uma forma ou de outra a todos interessa o assunto POUPANÇA! Seja por uma clara necessidade, seja por objetivos de curto prazo como por exemplo fazer uma viagem, umas férias especiais ou por objetivos de médio-longo prazo como por exemplo uma reforma melhor, mais rica e cheia de possibilidades, liquidar o crédito habitação antecipadamente, entre outros… Mas afinal, e seja qual for o objetivo que tenhamos em mente, por onde devemos começar?

[Por Ana Bravo, especialista em Economia Doméstica]

Image and video hosting by TinyPic
DIAGNÓSTICO: temos sempre que começar por saber o que se passa, qual é o problema, qual é o aspeto que desejamos melhorar, em que ponto estamos e porquê. Para isso há métodos e vou deixar-vos com com um que considero dar excelentes resultados: tomar nota de absolutamente tudo o que gasta num mês, TUDO mesmo.

Seja o café que tomou a meio da manhã, a gratificação que deu ao arrumador no estacionamento, o rebuçado que comprou para o filho… Não interessa que tipo de despesa foi, qualquer uma deve pedir o talão de despesa ou anotar num bloco (que deve andar sempre consigo) o valor gasto, o dia em que gastou e no que gastou. Este exercício para além de lhe dar uma posição exacta dos seus gastos vai trazer-lhe outros benefícios que não revelo aqui para não estragar a surpresa!

O passo seguinte é juntar as despesas por grandes rubricas, somar cada rubrica individualmente de forma a que perceba exactamente quanto gastou com cada uma. Por exemplo: Mercearia – 250 euros; Combustíveis – 200 euros; Café e Pastelaria – 140 euros; Cigarros – 120 euros; Restaurantes – 150 euros, e por aí fora.

Depois de somadas todas as rubricas, e já com consciência do destino que dá ao seu dinheiro, é uma boa altura para tomar decisões. Há hábitos que podem ser mudados? Há despesas que são desnecessárias? Há gastos que posso diminuir?

É uma boa altura para tomar decisões e começar a trilhar um caminho novo e cheio de perspectivas e excelentes resultados… Quem sabe mesmo a possibilidade de realizar aqueles sonhos que há muito tem na gaveta?

Estas são as boas notícias por hoje! Espero que tenha coragem para o passo seguinte e se sim, cá o espero para a próxima dica. Até lá prepare-se tomando nota de todas as suas despesas!

[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Créditos e RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub